As ações da Amazon atingiram valorização recorde nesta segunda (7), após o Morgan Stanley afirmar que a maior varejista online do planeta ampliará seu market share global. De acordo com a instituição financeira, a empresa de comércio eletrônico representará 23,5 por cento de toda a receita prevista para o e-commerce no mundo em 2016 (US$ 1 trilhão).
A estimativa elevou o preço da ação 3,6% para US$ 268,46, a maior valorização já registrada pela Amazon desde que suas ações começaram a ser negociadas em 1997.
O Morgan Stanley alega que fortes investimentos realizados em centros de distribuição, aliado ao aumento do número de encomendas no site, do sortimento, incluindo novidades em sua linha Kindle e-readers e tablets, facilitarão o processo de globalização da empresa.
Por outro lado, mercados emergentes como Brasil e Rússia podem estar atrasando parte dos planos da companhia, disse Scott Devitt, um analista do Morgan Stanley. No Brasil, segundo o especialista, os consumidores muitas vezes pagam suas compras através de parcelas, enquanto na Rússia, o pagamento é feito em dinheiro e somente após o recebimento do pedido, um grande contraste em relação ao método de pagamento dos usuários norte-americanos, os quais realizam suas compras com apenas um clique no mouse usando cartões previamente cadastrados no web site da empresa.
Apesar das dificuldades, Devitt acredita que nenhuma outra empresa no mundo opera com a mesma eficiência da Amazon em uma escala global, o que aumenta as apostas na empresa.