Logo E-Commerce Brasil

Adobe Digital Index: Impulsionadas por smartphones, vendas online de fim de ano movimentam US$ 83 bi

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Levantamento feito pela Adobe Digital Index (ADI) registrou o gasto total de US$ 83 bilhões em vendas no comércio eletrônico dos Estados Unidos durante a temporada de fim de ano em 2015, 12,7% a mais do que em 2014.

Entre os dia 22 de novembro e 22 de dezembro, o gasto em vendas online foi de pelo menos U$S 1 bilhão por dia – um grande aumento em comparação com os anos anteriores. Além disso, segundo o estudo da ADI, o maior crescimento de vendas online em relação ao ano anterior ocorreu na semana anterior ao Natal.

“Nós tínhamos previsto inicialmente um crescimento de 11% em comparação com o ano anterior. O aumento de quase 13% foi alcançado especialmente na reta final da temporada de fim de ano”, observa Tyler White, um dos analistas do ADI.

adobe digital index1

De forma geral, a navegação em computadores foi responsável por 50% do tráfego total, mas com os smartphones se aproximando: esses dispositivos responderam por 39% das visitas e em 17% das compras. Em alguns dias, inclusive, os celulares inteligentes superaram as visitas às lojas online via desktops e os números colocaram esses gadgets em vantagem em relação a vendas e visitas por meio de tablets.

adobe digital index2

adobe digital index3

As vendas e interações, de forma geral, foram realizadas mais em dispositivos móveis com sistema iOS do que em dispositivos com sistema Android. Entretanto, os aparelhos Android superaram os iOS quando observados os pedidos com valores médios maiores realizados em tablets: U$S 132 contra US$ 114 nos usuários de iPad.

adobe digital index4