96% dos consumidores utilizam a internet para buscar informações sobre produtos que irão comprar no Natal, enquanto 88% consideram a web um meio importante ou muito importante na escolha de produtos e serviços, segundo uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia, em parceria com a M.Sense – especialista em estudos sobre o mercado. Os dados sugerem ainda que os aparelhos portáteis são bastante utilizados como ferramenta de pesquisa, com 63% dos usuários que possuem smartphones ou tablets afirmando buscar informações sobre produtos e serviços das compras de fim de ano por estes dispositivos.
Quando indagados sobre onde buscam estas informações, a maioria dos respondentes citou os sites das marcas (68%), seguido de perto por sites de comparação de preço (67%). Curiosamente, os reviews nos sites de comparação de preços foram citados pelos consumidores como a principal forma de validar uma escolha de produto online (56%).
As redes sociais também têm um papel importante na escolha dos presentes: 22% pedem a opinião de amigos nas redes, 16% olham as fotos dos perfis da pessoa que receberá o presente, 14% olham os itens que são tendências nas redes sociais e 13% seguem e curtem as marcas nas redes sociais para ver o que é novo e popular.
Apesar da grande quantidade de produtos vendidos pela internet, o canal de compra varia de acordo com quem receberá o agrado. Os presentes para as pessoas mais velhas (pai, mãe e avós) e para amigo oculto são comprados, na maioria das vezes, em lojas físicas, enquanto que os presentes para filhos e parceiro(a) são comprados em lojas online. Dos entrevistados, 58% dos usuários de internet realizarão suas compras majoritariamente online: no site da própria loja (42%), em sites de e-commerce (15%) ou através do Facebook (1%). Produtos eletrônicos e de informática são os principais itens de compra online (72%), seguidos dos eletrodomésticos (53%).