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84% dos consumidores vão às compras antes da Black Friday

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Consumidores estão esperando gastar mais cedo nas compras de final de ano, de acordo com um estudo da Brand Keys.

21% dos consumidores disseram que começaram a fazer compras no início de Outubro, e outros 22% vão começar este mês. 41% começaram planejam começar suas compras em Novembro antes da Black Friday, de acordo com o estudo 21st annual  “National Holiday Shopping Survey” (realizado entre 25 de Setembro e 10 de Outubro).

84% dos consumidores planejam comprar antes da Black Friday e apenas 16% disseram que considerariam adiar as compras até Dezembro. Apenas 16% dos consumidores – 9% menos que em 2014 e 19% menos que em 2013 – indicaram que vão esperar até a Black Friday para começar as compras de final de ano. Aproximadamente 4% indicaram que vão tentar atender os negócios locais de pequenos negócios, um evento que está crescendo pós-Ação de Graças, nos EUA.

Quando o assunto é onde o consumidor compra, a pesquisa mostra que os clientes ainda preferem as lojas físicas. As lojas de departamento continuam ganhando algum market share, um aumento de 7% em relação ao ano passado, de acordo com a pesquisa. Lojas de nicho e de moda vão aumentar 5% em relação a 2014, com 45% dos consumidores planejando uma visita.

Aproximadamente 90% dos consumidores vão procurar descontos em lojas de departamento em 2015, uma queda de 6% em relação ao ano anterior.

A mudança no paradigma de vendas no período do final do ano tem sido uma longa caminhada, de acordo com Robert Passikoff, fundador e presidente da Brand Keys. “Nós vimos mudanças dramáticas de quando os consumidores começaram as compras de final de ano uma década atrás. Alguns deles devido aos varejistas – temendo as perdas de vendas para a concorrência – estão divulgando propagandas, ofertas e promoções mais cedo e mais cedo”, diz. “Mas os consumidores econômicos, mais adeptos do mercado e munidos com dispositivos móveis têm mudado os padrões de gastos nesse período”.

Ainda assim, a Black Friday não vai desaparecer e as previsões variam de acordo com a fonte. Uma estimativa da ShopperTrak aponta que a Black Friday vai ter um performance melhor que em 2014, recuperando o seu título de campeão em gerar vendas e tráfegos para os websites.

Fonte: Fierce Retail