Consumidores estão ansiosos para começar a usar plataformas de pagamento mobile, e 84% admitem que usariam o celular para pequenas e médias compras. Mas muitos americanos ainda desconhecem esses serviços ou não sabem como usá-los, diz uma pesquisa recente da Verifone.
O estudo foi conduzido de forma online pela Wakefiled Research durante a temporada de festas de 2014 e descobriu que 53% dos entrevistados acham importante que mais lojas disponibilizem pagamento mobile, incentivando o uso dos dispositivos, informou a Chain Store Age. 64% estavam propensos a usar a opção de pagamento se ela fosse oferecida.
Embora mais da metade dos entrevistados consideram o pagamento via mobile importante, metade ainda não estão familiarizados com essas tecnologias como o Near Field Communication (NFC) e as carteiras virtuais (mobile wallets), mostrando que ainda existem muitos usuários em potencial a serem alcançados.
“Isso é um caso clássico de que as novas tecnologias precisam alcançar a massa crítica antes dos consumidores aderirem”, diz Joe Mach, VP sênior e gerente geral de soluções na Verifone. “Em 2015, as peças estão se encaixando – o essencial agora é que as indústrias conduzam a revolução do pagamento mobile do financeiro para o varejo e fornecedores, para educar consumidores sobre os benefícios do pagamento mobile e como é fácil usar”.
Se 41% dos consumidores em geral acreditam que as lojas deveriam ter a última tecnologia mobile, 59% disseram que isso não era importante. Os números mudam conforme a idade do entrevistado, 55% dos consumidores com idades entre 18 e 34 anos concordam que é importante para lojas terem a última tecnologia em vendas mobile.
Em geral, a pesquisa mostra que dinheiro e cartões de crédito ou débito serão os meios de pagamento dominantes em 2015 e 12% dos consumidores planejam pagar usando algum outro meio além dos tradicionais.
Enquanto isso os varejistas estão aumentando suas opções de pagamento, principalmente depois do lançamento da Apple Pay que destacou o pagamento mobile. No último mês, por exemplo, a Click-fil-A anunciou que iria lançar sua plataforma de pagamento móvel em todo o país e estava testando pedidos no mobile. O Starbucks recentemente implantou os pedidos via mobile e o aplicativo de pagamento em suas lojas da região de Portland, EUA.
Fonte: Fierce Retail