82% das crianças com idades de 9 a 12 anos preferem usar o celular ao se conectar à internet, segundo a pesquisa Kids Online Brasil, apresentada durante o 2° Fórum Digital ESPM Média Lab. Computador de mesa, PC e desktop, ficou em segundo lugar no ranking, com 56%, seguido por laptop e notebook com 36%, tablet com 32%, vídeo-games com 12% e televisão, 5%.
“É interessante notar ainda que o uso de dispositivos móveis muda o conceito que temos sobre frequência, já que estamos todos conectados o dia todo”, diz Fábio Senne, do centro de estudos sobre as tecnologias da informação e da comunicação na Nic.br.
Perfil da criança na internet
O estudo revela detalhes como local de acesso, presença das crianças nas redes sociais (apesar da legislação determinar a idade mínima em 13 anos para acessar essas redes), habilidades do uso e consumo de publicidade desse público.
79% das crianças possuem perfil em redes sociais, sendo que 95% delas têm entre 16 e 17 anos, 88% de 13 a 14 anos e 43% de 9 a 10 anos.
Entre as crianças com 9 a 12 anos, 73% delas usou a internet para entrar em seus perfis nas redes, 68% usou a internet para trabalhos escolares e 67% usou para pesquisar coisas diversas.
Apenas 4% usaram a internet para comprar. Já 35% baixou músicas e filmes.
Um dado interessante sobre a habilidade das crianças de 11 a 17 anos na internet revela que 46% sabem comparar sites para saber se a informação é verdadeira e 46% também sabem como bloquear propagandas indesejadas.
Confira a pesquisa completa aqui: http://cetic.br/pesquisa/kids-online/analises