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80% das compras que começam online terminam na loja física

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Cerca de 80% da maioria das compras iniciadas pelo consumidor começam online através da pesquisa, e a maioria delas tende a terminar o negócio dentro da loja física. Esta é a conclusão da 4ª edição do estudo anual da Synchrony Financial “Major Purchase Consumer Study”, que mostra que entre 13 categorias desde eletrodomésticos até joias, utilidades domésticas e equipamentos esportivos. Em 2014, a jornada da compra inclui cerca de 68 dias da pesquisa até 80 dias.

O digital continua a desempenhar um importante papel no processo de pesquisa e mesmo na compra. A compra online de itens maiores continuou em 13% em relação ao ano anterior. O número não cresceu por conta do abandono de carrinho online que acontece com frequência. Mas, de acordo com uma pesquisa recente da BizRate Insights, uma divisão da Connexity, mais da metade dos consumidores que tinham intenção de fazer uma compra online e que abandonaram seus carrinhos disseram que se convenceriam de terminar a compra se eles tivessem uma oferta de desconto de 20%.

Mas a loja física continua sendo uma parte importante do processo, 73% dos consumidores fazem pesquisas durante sua visita à loja física e 87% dos entrevistados fazem a compra pessoalmente na loja física. 64% disseram que as visitas às lojas físicas têm uma grande influência na hora de decidir a compra, mais que a pesquisa online. A quantidade de conversões e a duração da visita na loja está crescendo, de acordo com o relatório do primeiro semestre U.S. Retail Benchmarks da Euclid Analytics.

Promoções influenciam a maioria das compras, de acordo com 75% dos entrevistados que disseram que “sempre” procuram por ofertas quando estão fazendo uma compra. “Esses insights são um valioso lembrete para varejistas da importância que a experiência na loja física tem como parte de uma estratégia verdadeira de omnichannel”, diz Toni White, Chief Marketing Officer, Synchrony Financial. “Oferecer uma experiência integrada e consistente entre todos os canais conecta o consumidor das fontes online de informação para a visita na loja física, valida suas escolhas e por fim, a compra”.

Fonte: Fierce Retail