Logo E-Commerce Brasil

78% dos e-consumidores preferem retirar na loja

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo uma pesquisa realizada durante o quarto trimestre de 2014 pela King Retail Solutions com usuários americanos, 78% deles gostam da opção de retirar um produto na loja e mais da metade dos entrevistados deste grupo compraram dessa forma no último ano. Embora as parcelas de homens e mulheres que gostam desse serviço sejam bem parecidas, os homens estão 9 pontos mais propensos que as mulheres a usarem essa modalidade. Em uma comparação entre gerações, os millennials são os menos propensos a comprarem online e retirar na loja (74%).

tabela varejistas que vendem online e oferecem o retirar na loja

8 a cada 10 entrevistados da geração X e baby boomers estavam interessados em usar esses serviços e mais de quatro em cada dez de cada geração comprou dessa forma. Na categoria de eletrônicos, 80% dos entrevistados que compram online preferem retirar na loja. Já a categoria artigos para casa e beleza ficaram em segundo e terceiro lugar, sendo que os homens e os boomers mostraram menos interesse na última categoria. 

Duas categorias se destacaram como “menos atraentes” para quem compra online e retira na loja: alimentos frescos e refeições prontas. Menos de três em cada dez entrevistados estavam interessados em comprar comida dessa forma. Outras pesquisas mostram como os varejistas podem se beneficiar do interesse do consumidor em comprar online e retirar na loja. Em Fevereiro de 2015, uma pesquisa da RIS News mostrou que apenas 21% dos executivos de TI de varejo nos EUA tinham tecnologias atualizadas que permitiam a retirada na loja ou a devolução de produtos vendidos online. 

tabela retirar na loja consumidor

Em dezembro de 2014, a Boston Retail Partners divulgou pesquisa que mostra que apenas 24% dos varejistas da América do Norte que têm implementado a compra online e a retirada da loja disseram que a modalidade está funcionando bem.

Fonte: eMarketer