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75% dos consumidores da Black Friday na China são mulheres

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O volume de negócios global da Black Friday em 2015 aumentou cerca de 30 vezes em relação a 2014 e o número de pedidos aumentaram em quase 35 vezes, de acordo com a Alipay.

Durante a Black Friday, cerca de 75% dos compradores on-line da China (do exterior) eram mulheres e 25%, homens. Mulheres com idade entre 25 a 40 anos representaram a maioria dos pedidos. Vestuário, produtos de beleza, produtos para gestantes e de saúde são as quatro categorias mais procuradas, representando mais de 75% do total de transações totais. Frete grátis ainda é um fator-chave que incentiva mais compradores.

Consumidores chamados de “pós-90” (aqueles que nasceram depois dos anos 90) são responsáveis ​​por 34% das transações cross-border on-line da China durante a Black Friday, representando um número 3 vezes maior. Os custos do e-commerce cross-border diminuiu cerca de 20% durante a temporada de compras de Black Friday em 2015 e a estimativa é que o custo médio deverá diminuir mais a medida que acompanha o aperfeiçoando a logística cross-border e as tecnologias de pagamento.

Compradores on-line cross border da China aumentaram sete vezes durante a sexta-feira da Black Friday em comparação com a temporada de compras no ano passado, de acordo com Alipay. O tíquete médio é de 699 yuans (US $ 109,07) e os consumidores “pós-90” são responsáveis ​​por três décimos do consumo cross-border. O mercado de vendas online internacional da China vem se desenvolvendo rapidamente, especialmente em pequenas e menos desenvolvidas cidades.

Esse tipo de mercado é concentrado em algumas cidades e províncias desenvolvidas, como Pequim e Xangai: Beijing representa 16,4% das transações durante a Black Friday e Shanghai 21,9%. Compradores internacionais em Henan, Shanxi, Hebei, Hunan e Jiangxi têm crescido de forma ascendente já que as compras online cross-border podem penetrar desde países grandes e desenvolvidos até cidades menores e menos desenvolvidas.

As 10 cidades com mais encomendas na China durante a temporada de compras de Black Friday deste ano são: Shanghai (21,05%), Pequim (12,99%), Hangzhou (4,89%), Guangzhou (4,51%), Shenzhen (3,90%), Chengdu (3,62%), Nanjing (3,54%), Wuhan (3,46%), Tianjin (2,57%) e Chongqing (2,28%).

As top 10 províncias e municípios com as mais encomendas na China durante a temporada de compras de Black Friday deste ano são: Shanghai (21,05%), Pequim (12,99%), Guangdong (11,41%), Zhejiang (9,51%), Jiangsu (9,28%) , Sichuan (4,42%), Hubei (4,24%), Liaoning (2,82%), Fujian (2,71%) e Shandong (2,57%).

Fonte: China Internet Watch