Segundo dados de um estudo do Sebrae (Análise do crescimento dos pequenos e-commerces e oportunidades), 72% dos pequenos negócios no Brasil estão no e-commerce. Ainda de acordo com o relatório, existiam 10.088 pequenos negócios no país até dezembro de 2015, sendo 5.328.067 microempreendedores individuais, 3.664.335 microempresas e 1.095.909 empresas de pequeno porte.
As pequenas empresas são responsáveis por 52% dos empregos no país e representam 27% do PIB brasileiro. O e-commerce também faz parte da realidade destes pequenos negócios, em 75% deles.
Quanto maior o porte das empresas, maior a proporção do uso dos canais de venda (e-commerce e loja física). 44% possuem tanto loja virtual quanto loja física, 56% possuem apenas e-commerce. 49% dos e-commerces (pure players) têm faturamento de até R$ 60 mil, 20% têm faturamento de R$ 60 mil a R$ 360 mil, 19%, faturam de R$ 360 mil a R$ 3,5 milhões.
A taxa de conversão, segundo o estudo é de 1,5%. Outro dado interessante da pesquisa é sobre o conhecimento que os pequenos empresários têm a respeito da taxa de conversão: 46,1% das empresas do MEI souberam informar a taxa, 64,4% das ME, 68,6% das EPP e 82,0% das MGE souberam informar suas taxas de conversão. A taxa de abandono do carrinho, porém é desconhecida por 60,7% das empresas MEI, por 60,2% das MEs, 56,4% das EPPs, e 39,1% das MGEs.
Fonte: Sebrae