Logo E-Commerce Brasil

72% dos consumidores compraram produtos eletro em e-commerce em 2015, segundo pesquisa

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A consultoria CVA Solutions divulgou uma nova pesquisa sobre o setor de Varejo Eletro, apontando que os compradores online desses produtos cresceram para 71,9% em 2015, ante 65,6% registrados em 2014. O estudo, que ouviu mais de 7 mil brasileiros em novembro do ano passado, também mostra quais são as lojas melhores ranqueadas, tanto no comércio online quanto presencial.

De acordo com os entrevistados, as lojas que se destacam em compras online de produtos eletrônicos e de linha branca são Lojas Americanas, Casas Bahia, Submarino, Extra, Magazine Luiza e Walmart.

Porém, o comportamento “showrooming” continua forte. O termo dá nome ao hábito dos consumidores em checar informações sobre produtos com vendedores em lojas físicas e, antes de comprar, pesquisar o melhor preço na Internet. Entre os entrevistados, 75,2% disseram que já tiveram este comportamento antes de comprar.

Outro destaque vai para o e-mail marketing, já que 62% afirmaram receber esse tipo de propaganda e, desses, 81,3% receberam mensagens com promoções de lojas de eletroeletrônicos, com 65% comprando impulsionados por essa atração.

Ranking de melhores lojas
Na categoria Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) entre as lojas físicas, as Lojas Americanas se encontram na liderança, com 12,9%. As Casas Bahia vem em segundo lugar, com 8,4%. Magazine Luiza (5,7%), Extra (4,1%) e Walmart (3%) completam o pódio.

Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, comenta que o grande investimento em mídia das Casas Bahia e Magazine Luiza estão elevando a Força da Marca destas redes, que obtiveram crescimento se comparado ao estudo de 2014. Segundo ele, o que atrai os consumidores para as lojas são as boas promoções e o atendimento.

Já na categoria Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes), as Lojas Cem se destaca com 1,053. Na segunda posição aparece a Lojas Havan, com nota 1,050. Em seguida, vem Eletro Shopping (1,034), Walmart (1,025) e Bemol (1,024).

Na questão recomendação da loja a um conhecido (Net Recomendation), a Lojas Havan está em destaque com 56,9%, seguida pelas Lojas Americanas (55,8%) e Walmart (52,6%).

Sobre Índex de Preços, o consumidor considera que os melhores preços são das Lojas Americanas, Walmart, Lojas Cem e Ricardo Eletro, todas com nota 8,1.

O Estudo Varejo Eletro analisou vários aspectos como: Categoria Destino, Programas de Fidelidade, Cartões de Crédito, Comportamento do Consumidor, entre outros.

Fonte: IPNews