Cerca de 70% dos consumidores dizem que gostariam de ir até a loja para trocar ou devolver presentes ou produtos, enquanto apenas 9% preferem fazer o processo online. De acordo com um estudo conduzido pela Retale, plataforma mobile com base em localização, 22% não tem preferência específica de onde querem devolver, para aqueles que disseram preferir devolver ou trocar produtos na loja por ser mais conveniente.
Quase um quarto dos participantes da pesquisa planejam devolver os presentes de natal – 30% dos homens e 20% das mulheres expressaram interesse em devolver ou trocar esses produtos, segundo a MediaPost.
Já com relação às devoluções online versus loja física, 62% dos participantes disseram que a loja física é mais conveniente, enquanto 21% disseram ser inconveniente. 45% deles disseram que as devoluções online e as trocas são convenientes, comparados com 38% daqueles que consideram o processo online inconveniente.
85% dos entrevistados disseram que a maioria dos varejistas deveria aceitar devoluções na loja física para compras online.
A parte mais difícil da devolução online, para 34% dos entrevistados é manter o controle de recebimento, 26% disseram que é o frete e empacotamento dos produtos, 20% disseram que as políticas de devolução são confusas e 1% citaram os custos adicionais.
Varejistas estão se preparando para a reagirem à temporada de trocas e devoluções. Estima-se que as fraudes de devolução custem à indústria cerca de $10,8 bilhões de dólares este ano. Apenas na temporada de férias, os varejistas poderão perder até $3,8 bilhões de dólares devido às fraudes de devolução, de acordo com a pesquisa sobre Fraude de Devolução da National Retail Federation (NRF).
Fonte: Fierce Retail