Entre 26 de março a 13 de abril de 2015 o Google realizou uma pesquisa para avaliar a intenção de compra para o Dia das Mães com mais de 1200 internautas que compram online. Confira os principais aprendizados para essa data.
- Alta intenção de compra, com planejamento e pesquisa no processo
- 82% dos respondentes pretende comprar um produto para esta data;
- 41% realizou pesquisa para saber o que comprar ou onde comprar;
- Dentre os que pesquisam antes de comprar, 73% usou sites de busca;
- 67% dos entrevistados compraram em abril e 33% pretendem comprar em maio.
- Crescimento do tíquete médio
O valor médio que as pessoas pretendem gastar em compras nessa data está em torno de R$395, com destaque para compradores do sexo masculino que declararam R$480, indicando um forte crescimento em relação a 2014 quando o tíquete médio estimado pelo ebit foi de R$ 355.
- 17 categorias concentrarão as vendas do período
Selecionamos categorias de maior importância para o e-commerce e para a data, e os altos índices de intenção de compra das 17 principais comprovam o quanto elas são importantes nesse canal e nesse momento do ano. O critério de desempate para indicar as mais relevantes para a data são o % da intenção de presentar. Nesse sentido, criamos 4 grupos para facilitar o entendimento sobre a intenção de compra / presentear das categorias.
- Campeãs (Altíssima intenção de compra + Altíssima intenção de presentear): flores, produtos de beleza e moda se destacam em intenção de compra e como opções de presente para a data.
- Tradicionais (Alta intenção de compra + Alta intenção de presentear): produtos para casa ainda são fortes em intenção de compra e como opção de presente para a data.
- Para ela e para mim (Alta intenção de compra + média intenção de presentear + baixo tíquete médio): livros e produtos esportivos possuem alta intenção de compra, mas não só para presentear.
- Aproveitando promoções: alta intenção de compra + média intenção de presentear + alto tíquete médio): eletrônicos também possuem alta intenção de compra, com maior incidência de uso pessoal.
Fonte: Google Varejo