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64% dos seguidores de marcas no Twitter já eram seus clientes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Cerca de 64% dos seguidores de empresas no Twitter já eram seus clientes, afirma novo estudo divulgado em outubro de 2011 por Chadwick Martin Bailey. Resultados do trabalho “10 Quick Facts You Should Know About Consumer Behavior on Twitter” indicam que cerca de 61% destes seguidores os fazem para estarem entre os primeiros a receber novas informações sobre estas marcas.

Nenhum outro motivo apresentado na pesquisa para se seguir um comerciante foi citado por mais da metade dos entrevistados. Entretanto, 48% o fazem para receber promoções e descontos. Outros 36% querem ter acesso a conteúdo exclusivo e 28% receber conteúdos e informações para posteriormente compartilhar e “retweetar” com outros usuários.

6 em cada 10 seguidores recomendam as marcas

Um combinado de seis em cada dez seguidores de empresas no Twitter são propensos a recomendá-las a outros usuários, sendo que 18% indicam muitas e 42% algumas. Outros 31% não são tendenciosos a apontar algum comerciante ao qual sigam e 9% afirmaram não saber.

Seguidores de empresas do Twitter de 35-49 anos são muito mais inclinados a indicá-las do que menores de 35 anos. Na faixa etária que vai dos 35-49, 33% são propensos a recomendar muitas marcas e 14% indicam algumas. Apesar de os seguidores com menos de 35 anos serem mais propensos a recomendar empresas do que a média geral (61% contra 47%), apenas 14% apontam muitas, enquanto 47% o fazem apenas para algumas.

Curiosamente, 33% dos seguidores de marcas nestes dois grupos etários não são mais tendenciosos a indicá-las. O maior diferencial está no grupo que afirma não saber se é propenso a recomendar um comerciante que sigam no Twitter: 20% no grupo de 35-49 contra apenas 7% entre os menores de 35.

Metade dos usuários do Twitter fica online mais de uma vez por hora

50% dos usuários do Twiiter se conectam à rede social mais de uma vez por hora, contra 34% dos utilizadores do Facebook e 29% dos da internet em geral. Os usuários do Facebook são um pouco mais propensos a se conectarem diversas vezes a cada par de horas (46%) do que os do Twitter (40%) e da web em geral (45%).

Enquanto isso, 20% dos utilizadores de internet em geral se conectam uma vez por dia, contra 17% dos usuários do Facebook e 7% dos do Twitter. Apenas 5% dos internautas em geral e 3% dos de redes sociais se conectam entre duas e seis vezes por semana.

Quase metade dos usuários do Twitter começou a “tweetar” a menos de um ano

38% dos que utilizam o Twitter entraram na rede há seis meses ou menos e outros 9% se inscreveram entre 7-11 meses, o que significa que 47% estão conectados ao site há menos de um ano. 38% já estão “tweetando” entre 1-2 anos, e apenas 15% já são usuários do site a mais de dois anos.

Além disso, 25% dos usuários do Twitter com mais de 50% estão inscritos no site a menos de um mês;

1/3 dos seguidores estão interagindo com mais empresas neste ano.

33% dos seguidores de empresas no Twitter estão interagindo com um número maior delas neste ano, enquanto 57% estão se conectando com o mesmo número e 11% interagem com menos marcas. Os homens aumentaram mais do que as mulheres a sua taxa de interação durante o último ano (38% contra 27%).

Outros resultados

79% dos usuários do Twitter seguem menos de 10 marcas, com 36% seguindo apenas uma ou duas;

75% dos usuários do Twitter nunca deixaram de seguir uma empresa;

26% dos usuários do Twitter na faixa etária de 18-35 anos seguem um comerciante, comparados a 17% entre os usuários de 35-49 anos e 13% dos maiores de 50 anos;

Metade dos seguidores afirma serem mais propensos a comprar de uma marca ao qual passaram seguir no site, incluindo 55% dos homens e 45% das mulheres.