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62% dos varejistas investem mais em programas de fidelização

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

62% dos varejistas aumentaram seus budgets destinados aos programas de fidelização em 2015, de acordo com um estudo especial do Boston Retail Partners. Além disso, 46% dos varejistas disseram que esses programas são sua principal prioridade.

A fidelização foi a segunda maior prioridade para os varejistas que estão desenvolvendo seus relacionamentos com os consumidores, atrás apenas de experiência do consumidor e engajamento, classificados em primeiro lugar por 74% dos entrevistados. Em um estudo recente da Euclid Analytics na primeira metade de 2015, em geral a fidelização estava em baixa para todos os consumidores.

“Uma das melhores formas de conhecer, alcançar o consumidor e entregar a experiência de compra correta é através do programa de fidelização”, diz Ken Morris, diretor da Boston Retail Partners. “Oferecer ao consumidor vantagens exclusivas, incentivos relevantes e prêmios personalizados encoraja-o a se identificar enquanto compra e permite ao varejista oferecer uma experiência customizada”.

47% dos entrevistados não oferecem ao consumidor nenhum tipo de programação de fidelização – uma perda para os varejistas como um terço dos consumidores dizem que não seria fieis a uma marca se ela não fosse pelos programas de fidelização e 70% estavam propensos a mudar quando e onde eles compram para aumentar os pontos.

Fidelidade é um grande incentivo, especialmente para os millennials, que estão propensos a pagar para estarem nessa rede de fidelidade, de acordo com um estudo recente da LoyaltyOne.

Além disso, poucos varejistas atualmente têm a habilidade de identificar um consumidor via smartphone enquanto ele está na loja física, que por sua vez permite ao varejista personalizar a experiência de compra para um consumidor específico. Porém, 53% dos entrevistados disseram que vão implementar essa tecnologia nos próximos cinco anos, um aumento de 883%.

Daqueles que já oferecem esses programas de fidelização, 12% estão proporcionando ofertas personalizadas, enquanto muitos ainda dependem dos cupons tradicionais e descontos. A gamificação aumentou 31% este ano, 6% em relação ao ano anterior e 181% dos varejistas planejavam aumentar o uso das plataformas de fidelização nos próximos cinco anos.

Fonte: Fierce Retail