Universo de smartphones conectados à internet chega a 20 milhões
Estudo do IBOPE Media releva que 134 milhões de pessoas, com 10 anos e mais, têm um telefone móvel no Brasil. Destas, 52 milhões têm acesso à internet pelo celular. Neste universo, ainda é possível distinguir a quantidade de smartphones conectados à internet, que hoje é de aproximadamente 20 milhões.
“Mobile é um catalizador para estabelecer relacionamentos de longo prazo com consumidores, portanto, termos uma base de usuários com este tamanho transforma o canal mobile num motor propulsor de mobilidade em nossa era”, analisa Fabiano Destri Lobo, managing director latam da Mobile Marketing Association (MMA).
A conexão móvel já está consolidada na rotina do brasileiro, que usa seus aparelhos nas mais variadas situações. Informação e sociabilização são marcas registradas nesse novo cenário, motivo pelo qual os smartphones são usados para conversar com amigos (76%), ler e enviar emails (75%), se inteirar das últimas notícias (64%), saber as novidades do cenário musical (47%) ou assistir vídeos (44%), conforme estudo realizado em março pelo IBOPE Media.
“Esta pesquisa nos dá base para dizer que um em cada dois internautas acessa a web por celular. É uma mudança importante de cenário: uma marca estar presente e atuante no ambiente mobile não é mais uma questão de inovação, é uma questão de se adaptar a seu consumidor”, conclui Eduardo Fleury, presidente do Comitê Mobile do Interactive Advertising Bureau (IAB).
Conhecer profundamente os hábitos da população e analisar como a utilização do aparelho móvel está incorporado ao dia a dia é essencial para prover uma visão 360° do consumo dos meios nas diferentes telas e plataformas, avalia Janette Shigenawa, diretora do IBOPE Nielsen Online. ”Além do impacto das novas tecnologias, estamos engajados em compreender as práticas culturais emergentes que, de fato, contribuem para a construção dos novos cenários de mídia”, avalia a executiva.
Por: IAB BRASIL