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50% dos consumidores frustrados não retornam

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A entrega à domicílio é um recurso cada vez mais intrínseco para os varejistas durante as vendas de final de ano – e um dos fatores que mais afetam a fidelidade do consumidor por um longo período de tempo – como metade de todos os consumidores não vão dar aos varejistas uma segunda chance depois de uma experiência online frustrante.

Os clientes estão procurando por conveniência nesta época do ano e se eles não encontrarem isso no site de e-commerce esperam encontrar em outro lugar: 33% deles disseram que procurariam em um concorrente que ofereça mais conveniência ou uma experiência online otimizada. E esta é uma verdade não apenas para a Black Friday e Cyber Monday, mas também durante o ano, de acordo com uma pesquisa recente da JD Software.

Alguns recursos novos oferecidos nesta época poderiam criar problemas para os varejistas se fossem mal executados. Particularmente duvidoso é a opção “compre online” e retire na loja, (BOPIS – Buy Online and Pick Up In Store). Um em cada quatro consumidores já usaram este serviço e apreciaram a conveniência e cerca de metade de todos os consumidores planejam experimentar o BOPIS este ano, de acordo com a NRF (National Retail Federation).

40% dos consumidores tiveram alguma experiência ruim relacionada ao serviço de BOPIS com resultados prejudiciais. Se uma loja associada não consegue localizar um item ou o sistema encontra um erro, os consumidores vão estar mais resistentes a comprar do varejista ou usar seus serviços de novo. Os varejistas

Os varejistas lutam para oferecer os recursos de back-end e as expectativas de front-end podem sofrer consequências negativas a longo do período.

O potencial de erro e alienação é ainda maior quando se trata de pagar pela conveniência que os clientes exigem. Frete grátis e devoluções são opções muito esperadas. Mais de 50 por cento dos compradores consideram a facilidade de devolução como “muito importante” quando decidem de qual varejista vão comprar.

“O maior desafio para os varejistas de hoje é encontrar o equilíbrio entre manter o conteúdo para os clientes, mantendo a rentabilidade para satisfazer as suas necessidades em um mundo cada vez omnichannel”, disse Wayne Usie, vice-presidente sênior de varejo da JDA. “Não é mais sustentável para as empresas sacrificarem as margens de lucro, na tentativa de entregar experiência positiva aos clientes e atender às demandas.

“Em vez disso, as empresas precisam assumir uma visão mais holística de sua logística e estratégia de cumprimento de tomar decisões mais bem informadas que não só irá proporcionar uma experiência omnichannel consistente para os clientes, mas mais importante, virar um lucro.”

Atraso na entrega é citado como o problema mais comum relacionado à má experiência nos últimos 12 meses (45 por cento). Entre os membros deste grupo, 48 por cento não confiam mais no varejista que atrasou em datas, como Black Friday ou Cyber ​​Monday.

Cumprir as entregas prometidas tem sido um desafio para os varejistas durante os últimos anos, e muitos estão apenas testando suas operações com BOPIS no período de vendas de final de ano.

Fonte: Fierce Retail