A primeira palestra do auditório principal do Congresso E-Commerce Brasil Vendas 2016 ficou por conta de Andres Mutschler, Founder & Co-CEO da Westwing. Ele revelou os novos caminhos da marca e detalhou o crescimento através de curadoria e marketing integrado. O Congresso que acontece nos dias 9 e 10, em São Paulo, reunirá 1.800 congressistas e 56 expositores. O evento, realizado desde 2012, é o mais tradicional do setor focado em vendas, e receberá cinco formatos de atração.
Andres começou sua palestra afirmando que o e-commerce é um mar vermelho, pois está cada vez mais competitivo e de certa forma está ficando parecido com o varejo físico. “Está complicado criar um negócio que cresça e seja rentável no varejo digital. O mais interessante é que o e-commerce te força a inovar diariamente. A economia também está complicado, mas vamos ficar só reclamando? Não. Precisamos pensar positivo e inovar”, define Mutschler.
O founder revela que na Westwing o e-commerce é igual emotion commerce, ou seja, o modelo de negócio da marca funciona melhor com o público feminino. “O nosso processo de compra é mais movido por inspiração. Usamos um formato de shoppable magazine, que é uma revista comprável. O nosso site é feito para a pessoa ter vontade de entrar todos os dias”, comenta Andres.
Na Westwing eles acreditam em três fatores fundamentais: Curadoria, Apresentação Editorial e Novidades. “Realizamos lançamentos de campanhas todos os dias, que duram de 4 a 6 dias. Isso resulta em 2500 campanha por ano (Curadoria). São mais de 7500 inserções de conteúdo por ano e 800 fotos ambientadas produzidas por ano (Apresentação Editorial). São mais de 180 mil produtos por ano, sendo que 2/3 é completamente novos (Novidades)”, analisa Andres. Para realizar esse trabalho são cerca de 70 pessoas atuando diretamente na Westwing.
Resultados
– Média de 4 a 5 de pedidos por clientes por ano
– 70% são compradores recorrentes
– 75% da receita vêm de clientes que acessam o site mais de 100 vezes por ano.
– Mais de 50% da receita vem do mobile