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Conferência Minas: como escolher uma plataforma de e-commerce

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Rodrigo Nasser, consultor de TI & Gestão ITU Partners, subiu no palco da Conferência E-Commerce Brasil Minas para revelar 5 conselhos que ninguém conta sobre como escolher uma plataforma de e-commerce. O evento que acontece nos dias 26 e 27, em Belo Horizonte, reunirá cerca de 600 profissionais de e-commerce para um conteúdo de alto nível. O evento trará workshops, palestras técnicas, estudos sobre o mercado, networking e diversas atividades dinâmicas.

O consultor acredita que o segredo é fazer as perguntas certas para conseguir as respostas adequadas para o seu negócio. “Tem cliente que faz milhares de pedidos por mês e acha que precisa trocar a plataforma, sendo que na verdade nem precisa, as necessidades deles são outras. E tem caso que precisa e o cliente não entende essa necessidade porque não fez as perguntas certas”, acredita Nasser.

Alguns fatos de 2015 sobre o consumidor
– 88% dos brasileiros fazem pesquisas antes de comprar
– Desses, 74% fazem pesquisas exclusivamente online
– Mais de 90% de smartphone ou webphone no Brasil
– Mais de 50% do tráfego estão nos grandes varejistas do Brasil
– Android no Brasil é a principal plataforma
– Device de início do processo de compra
– Push Notification x E-mail Marketing

Conselhos que ninguém conta sobre como escolher uma plataforma de e-commerce:

1. Frentes de trabalho – prever desafios
Oferta, Cliente, Marketing e Pedido. Faça uma análise sobre esses quatro pontos para descobrir todo seu escopo de trabalho. Na Oferta você descobre como é o seu produto, o nível de SKU e muitas outras coisas. Cliente: você é B2B ou B2C? Precisa saber para não usar o mesmo sistema de fraude. No Marketing você precisa saber como vai fazer a promoção. Se vai usar a mesma ação da loja física. Você quer cliente novo? E tem o Pedido. Qual processo de pagamento é o melhor? Qual é a melhor forma de fazer a entrega? Vou parcelar? Todos os testes é importante para saber se a plataforma atende.

2. Online e offline – escopo do desafio
Um dos segredos é o processo de vender e rapidamente fazer o envio do pedido. Entenda na sua empresa onde tem buraco no seu escopo. Na verdade as pessoas acham que o e-commerce é apenas site, busca, carrinho e pagamento. Sei que a maioria pensam assim, mas precisam saber que envolve muita coisa, inclusive ações offline.

3. Nem tudo está somente na plataforma
O e-commerce dá a possibilidade de você medir os dados. Tem varejista investindo milhões e não sabe da onde o cliente está vindo. Precisa saber se vem de forma orgânico ou pago. Tem a questão do mobile, quantos vêm e se a sua plataforma está atendendo esse perfil de consumidor. Precisa estar alinhado: web analytics, SEO e UIX, gestão de canais e mídia, gestão de Tags, Mobile e e-mail marketing.

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4. Onde fica o que? Sistemas por funções
Pensa nas funções e quebra por navegação: Mídia e UIX (canais de mídia, Tags, clicks, CTR, etc), Front e back end (Promoções, busca, catálogos, recomendações, etc), Back Office e Logística (Cadastro fiscal, preços, fraudes, riscos, etc) e Atendimento.

5. Soluções satélites – integração
No e-commerce é mais fácil de fazer integração. As integrações podem ocorrer no front e back end do e-commerce assim como no BackOffice. Sendo essa última a mais complexa de ser realizada e que pode exigir uma empresa especialista. Entenda cada função que precisa e faça um planejamento de como integrar.

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