Em julho de 2012, nos Estados Unidos, mais de 85 milhões de pessoas acessaram alguma loja de varejo por meio de um smartphone, o que corresponde a 4 em cada 5 usuários desse aparelho naquele país, segundo um estudo divulgado pela comScore, em setembro de 2012.
A Amazon foi o principal destino dos compradores, representando 46% dos acessos ou 49,6 milhões de visitantes únicos, seguido pelo eBay, com 32,6 milhões e pela Apple, que obteve uma audiência de 17,7 milhões de usuários de smartphones. Na sequência da lista das empresas mais acessadas via mobile figuram o Wal-Mart (16,3 milhões), Target (10 milhões) e Best Buy, que totalizou 7,2 milhões de visitantes únicos no período.
Para Mark Donova, SVP de mobile da comScore, os números mostram que os varejistas não podem mais ignorar esta tendência. O Executivo comenta que o sucesso no mercado mobile, depende em grande parte da maneira pela qual as empresas se adaptam a esse novo ambiente. Ele ressalta que isso nem sempre é fácil, especialmente quando se considera todas as variáveis do ambiente móvel, onde a experiência do consumidor precisa ser otimizada nas diferentes formas de acesso, incluindo plataformas, sites e aplicativos.