Um novo estudo conduzido pela Forrester Consulting, em nome da ExactTarget, mostra que um dos maiores desafios atuais dos profissionais de marketing consiste na gestão e compreensão das interações dos clientes por meio das diferentes tecnologias de marketing utilizadas para impulsionar campanhas de e-mail, mobile, mídias sociais, sites e outros canais digitais.
De acordo com a pesquisa “As Chaves para o Sucesso do Marketing Cross-Channel”, 35% dos profissionais de marketing pesquisados classificaram a gestão de campanhas de marketing cross-channel como um de seus maiores desafios – mesmo com 78% dos entrevistados afirmando que o marketing multicanal é importante ou muito importante para os negócios.
Concluído em outubro, o estudo identificou que o marketing cross-channel está passando por um momento de plena expansão, no entanto, muitos profissionais da área admitem que gerenciar diferentes canais ainda representa grandes dificuldades. A maioria dos entrevistados revelou destinar muitos esforços para compreender as interações cross-channel de seus clientes e coordenar a comunicação através de múltiplas tecnologias.
A pesquisa foi baseada na opinião de 211 especialistas de marketing norte-americanos responsáveis pela gestão de campanhas de empresas com receitas superiores a 100 milhões de dólares e analisou as competências e estratégias dos profissionais, identificando os principais desafios encontrados no marketing cross-channel, de modo que:
78% dos profissionais de marketing consideram o marketing cross-channel como importante ou muito importante
76% estão interessados em uma plataforma de integração de campanhas para gerir dados sobre clientes e executar operações por meio de todos os canais digitais
51% acreditam que as tecnologias de marketing utilizadas atualmente são insuficientes devido à falta de recursos analíticos que ofereçam dados integrados entre as campanhas multicanais, para melhorar o desempenho de campanhas ou prever resultados.
44% dos entrevistados afirmam que potencializam campanhas através de equipes isoladas e focadas em canais de marketing individuais, tais como e-mail, mobile, mídias sociais e internet em geral.
“O marketing cross-channel requer uma nova abordagem para o marketing digital – que é desenvolvido em torno do cliente, e não isoladamente dentro de equipes diferentes de marketing”, afirma Tim Kopp, diretor de marketing da ExactTarget. “Os profissionais da área devem inovar suas estratégias e adotar uma plataforma integrada capaz de coordenar e gerenciar as múltiplas interações de seus clientes e os dados resultantes, que atualmente influenciam em praticamente todos os processos de compras”, reitera.
Para acessar a pesquisa na íntegra, que se encontra atualmente somente no idioma Inglês, faça o download aqui.