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25% das principais marcas usam Twitter para anunciar e não para engajar

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um estudo da Brandwatch mostrou que 25% das principais marcas do mundo continuam usando o Twitter como um canal de anúncios em vez de se importarem com o engajamento ativo dos consumidores. A razão para isso talvez esteja no fato de essas empresas não verem valor em utilizar o Twitter para se comunicarem com seus clientes.

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Das 253 marcas monitoradas, 97,6% delas tuitaram. Em 2012, esse índice foi de 90% e, em 2011, 62%. Mais da metade dessas marcas (145) tuitaram 30 vezes por semana ou mais.

Também ficou evidente que, para assegurar que os consumidores encontrem uma marca na plataforma, seu perfil deve ter o nome mais próximo possível da empresa.

O relatório mostrou que 69% das principais marcas do mundo estão usando o Twitter para anunciar e engajar. Entre elas estão @Notebook, @ESPN, @PlayStation e @Disney.

Além disso, o número de marcas com múltiplas contas cresceu de 7% para 63% nos últimos três anos. Essa separação ocorre para mensagens de marketing, notícias da empresa e serviços para o consumidor. De todas as marcas incluídas no estudo, a Dell é a que tem mais contas no Twitter, 44, cada uma cobrindo um departamento diferente.

O tamanho médio das equipes responsáveis pelo Twitter foi relativamente semelhante nos EUA e no Reino Unido. O máximo de tweets por semana das marcas monitoradas nos EUA foi 2.500, com apenas 113 tweets no Reino Unido.

Outra descoberta do estudo foi que, surpreendentemente, a maioria das marcas tuíta pela interface web do microblog, sendo a segunda opção favorita o Hootuite, que é utilizado por 20 das top 100 marcas – entre elas estão H&M, Gap, Porsche e IBM. 1/3 das marcas preferem usar apenas uma ferramenta para publicar tweets.

Tuitar via aplicativos, como apps para iPhone, Twitterfeed e botões de tweets se mantém razoavelmente popular entre as marcas. Não é surpresa que à medida que a popularidade das redes sociais cresce, também aumenta o número de plataformas e ferramentas. Os mais bem sucedidos novos participantes do marketplace em 2013 foram Sprout Social e Conversocial.

Além do fato de mais marcas terem passado a usar o Twitter, aquelas que utilizam a rede social estão tuitando mais que antes.

Em 2012, metade das marcas monitoradas tuitou menos de sete vezes por semana. Este ano, o mesmo número de empresas tuitou mais de 30 vezes semanalmente.

As marcas dos EUA tendem a ser mais ativas que as do Reino Unido, tuitando 221 vezes por semana, contra 30 vezes dos britânicos. Entretanto, fazer muito barulho não significa conseguir altos níveis de engajamento.

As dez marcas mais produtivas entre as 100 mais seguidas no Twitter tuitaram a cada 6 ou 20 minutos, mas nenhuma delas ficou entre as marcas mais engajadas.

Abaixo, um infográfico com da pesquisa:

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Com informações de Econsultancy