A mesma coisa deve ser feita para a linha da Frequência. Precisa definir a quantidade de emails recebidos que vai separar o quadrante de mais ou menos frequente, como mostrado na imagem abaixo:
Você já analisou o engajamento da sua base de contatos?
Na maioria das vezes que se fala sobre campanhas segmentadas de Email Marketing, costuma-se pensar em separar os contatos de acordo com o seu gênero, idade, onde moram, o que compraram, etc.
No entanto, existe uma outra forma de segmentar suas campanhas que pode gerar um resultado surpreendente. A ideia dessa segmentação é analisar o ENGAJAMENTO de cada contato existente no mailing de acordo com a Recência e Frequência de emails recebidos.
É um processo mais trabalhoso e que exige uma análise mais profunda, mas com certeza vale a pena.
O primeiro passo é definir os parâmetros para montar a segmentação.
No que se refere à Recência, é necessário delimitar um divisor entre o que pode ser considerado recente ou não. Por exemplo, caso sua empresa envie 3 emails por semana, pode se considerar que um contato que não interage com uma mensagem há 30 dias, ou 12 mensagens, não faz mais parte do grupo de clientes que interagiram recentemente.