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Um novo passo para recompensar sites de alta qualidade - Google

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Desde o ano passado o Google tem falado sobre a otimização para motores de busca, ou SEO, e como pode ser positiva e útil, e não somos os únicos. A otimização para motores de busca efetiva pode tornar um site mais rastreável e cada página mais acessível e fácil de ser localizada. Além disso, a otimização inclui coisas simples como pesquisa de palavras-chave para garantir que as palavras certas estejam na página e não apenas termos tão específicos, que jamais serão utilizados por pessoas comuns.

Frequentemente, os SEOs “white hat” melhoram a usabilidade de um site, ajudam a criar bom conteúdo ou tornam os sites mais rápidos, o que é algo bom para os usuários e os motores de busca. Uma boa otimização também pode significar um bom marketing, pensar em formas criativas de tornar o site mais interessante pode ajudar não só com os mecanismos de pesquisa, mas também com as mídias sociais. Normalmente o resultado final, após criar um site excelente, é o aumento da visibilidade deste na web, que poderá significar um acréscimo de links ou visitas para o mesmo.

O oposto de SEO “white hat” é algo chamado de “black hat webspam” (a utilização de webspam é para distinguir de email spam). Para tentar alcançar maior tráfego ou melhor classificação, alguns sites optam por técnicas que em nada beneficiam os usuários. A intenção dessas técnicas é procurar atalhos ou brechas, que permitam às páginas uma classificação melhor do que a que realmente merecem. Diariamente, vemos todos os tipos de técnicas de webspam, desde excesso de palavras-chave até esquemas de link, que tentam impulsionar a classificação dos sites.

O objetivo de muitas das nossas alterações na classificação é ajudar os usuários, que fazem uma pesquisa, a encontrar sites que ofereçam uma ótima experiência e que satisfaçam as suas necessidades de informação. Além disso, desejamos que os “bons da fita” criem sites bons para os usuários, e não apenas para os algoritmos, de modo a verem o seu esforço recompensado. Para isso, lançamos as atualizações Panda que, com sucesso, retornaram sites de melhor qualidade nos resultados de pesquisa. No início deste ano, lançamos um algoritmo de layout de página que reduz a classificação de sites que não disponibilizam muito conteúdo “acima da dobra”.

Nos próximos dias, lançaremos uma importante alteração algorítmica direcionada ao webspam. Esta alteração irá diminuir a classificação de sites que acreditamos que estejam a violar as nossas diretrizes de qualidade. Este algoritmo representa outra melhoria nos nossos esforços contínuos para reduzir o webspam e promover conteúdo de alta qualidade. Embora não possamos divulgar sinais específicos, pois não desejamos oferecer às pessoas uma forma de manipular nossos resultados de pesquisa e piorar a experiência para os usuários, a nossa recomendação para os webmasters é, concentrar-se na criação de sites de alta qualidade que providenciam uma boa experiência para o usuário e utilizam métodos de SEO “white hat”, em vez de recorrer a táticas agressivas de webspam.

Para esclarecer, estamos falando de webspam. Este é um exemplo de excesso de palavras-chave retirado de um site que será afetado por esta alteração:

Naturalmente, a maioria dos sites afetados pela alteração não são assim tão óbvios. Aqui fica um exemplo (em Inglês) de um site com padrões de links incomuns, que também será afetado por esta alteração. Se você tentar ler o texto em voz alta, descobrirá que os links não têm qualquer relação com o conteúdo e que, na verdade, o texto da página foi alterado ao ponto de ficar incompreensível:

Os sites afetados por esta alteração poderão ser difíceis de reconhecer como spam, sem conhecimento ou uma análise detalhada, mas têm em comum o facto de fazerem muito mais que SEO “white hat“; acreditamos que estão a participar de táticas de webspam para manipular a classificação nos motores de busca.

Essa mudança entrará em funcionamento para todos os idiomas ao mesmo tempo. Dando algum contexto, a atualização Panda inicial afetou aproximadamente 12% das consultas de maneira significativa; este novo algoritmo afeta cerca de 3,1% das consultas em Inglês, de tal forma que poderá ser percetível por um usuário comum. A alteração afeta aproximadamente 3% das consultas em idiomas como o Alemão, o Chinês e o Árabe, mas pode haver um maior impacto em idiomas onde o nível de spam seja mais elevado. Por exemplo, 5% das consultas em Polonês/Polaco serão alteradas ao ponto que um usuário comum irá reparar.

Desejamos que as pessoas que realizam SEO “white hat” (ou até mesmo as que não fazem qualquer otimização) tenham liberdade para se concentrar na criação de websites fantásticos e atrativos. Tendo em conta este objetivo e como sempre, estaremos atentos ao feedback sobre possíveis melhorias para os nossos algoritmos de classificação.

Artigo original por Matt Cutts, Distinguished Engineer
Traduzido por André Rosa

*Artigo publicado originalmente no Google Webmaster Central