Tenha o direito de vencer

por Michele Prado Sexta-feira, 29 de abril de 2016

Para aumentar o alcance do conteúdo de um portal, certa vez recebi a tarefa de estudar a situação atual e o que poderia ser feito. Fiz a análise da concorrência, levantei as principais demandas por conteúdo naquele ramo, ressaltei a qualidade das informações e a importância de SEO.

Após ouvir atenciosamente todos os meus apontamentos, o CEO da empresa se debruçou sobre a mesa, olhou no fundo dos meus olhos e questionou: “O que nos trará o direito de ganhar?” A pergunta, longe de ser uma divagação motivacional, traria um grande ensinamento para a minha carreira.

O direito de ganhar, tradução literal de right to win, refere-se ao conceito de como obter a melhor chance de sucesso em um mercado competitivo, ou seja, quais habilidades e potencialidades eu tenho que me permitem agir com distinção e, assim, me diferenciar dos concorrentes. Não se trata apenas de analisar as fraquezas, forças, oportunidades e ameaças, mas de investigar profundamente o mercado externo, a capacidade interna da empresa e as necessidades da sociedade.

Quatro escolas básicas circulam as estratégias do direito de ganhar, ou right to win, representando as hipóteses sobre o sucesso de um negócio a longo prazo:

Posição, em que vencedores selecionam mercados favoráveis definidos por forças externas;
Concentração, quando vencedores fazem o uso máximo dos pontos fortes do cenário atual e dos seus negócios;
Execução, em que os vencedores ganham vantagem através da experimentação e da mudança rápida;
Adaptação, quando vencedores desenvolvem uma orientação global através da experimentação e da mudança rápida.

À primeira vista pode parecer algo complexo, mas o exercício vale a pena. Pense no que a sua empresa pode fazer com distinção e como captar valor, de forma gradual e consistente, para os seus clientes. Reflita: com quais recursos você vai competir no mercado e como você vai competir? Quais são suas capacidades mais importantes? Como você poderá alinhar isso ao seu portfólio de produtos?

Analise cautelosamente todos esses pontos e busque respostas claras. Quanto mais minuciosas forem suas reflexões, mais chances você terá de vencer.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.