SKAG e Inteligência Artificial a combinação para melhores resultados

por Raphael Lacerda Terça-feira, 31 de março de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

Converso com diversos empreendedores e profissionais de marketing diariamente e uma frase constante que escuto é que: “o Google é complicado”. E esta é uma grande verdade, se comparado com o Facebook, que com apenas alguns cliques cria uma campanha pronta e segmentada. Palavras-chave e grupos de anúncios parecem bem mais complexos e difíceis de gerarem resultados.

Outro ponto também é a interface que inunda o anunciante de informação fazendo as vezes ele não escolher as melhores opções para campanha. Como por exemplo, o indicador de palavras-chave no grupo de anúncios que oferece ilimitadas opções de palavras de forma ampla — que deixa o anunciante desavisado montar uma estrutura frankenstein.

Para resolver isto, o próprio Google tem diversas iniciativas, como o uso do smart campaign. Porém, ele acaba criando uma campanha genérica e ampla, que não gera todo o potencial que a plataforma oferece.

Para solucionar, existem diversas formas e metodologias para criar campanhas de empresas e gurus pela internet. Uma que temos testado no último ano e tem gerado ótimos resultados — principalmente quando o foco é o uso de inteligência artificial — é a metodologia SKAG.

O que é SKAG? 

SKAG é uma sigla para um grupo de anúncios de palavras-chave única: Single Keyword Ad Groups. Isso mesmo, você cria um grupo de anúncio na sua campanha e coloca apenas uma palavras-chave nele, com segmentações diferentes.

Vamos à um exemplo:

Analisando a sua campanha nos últimos três meses, você identificou que a maioria das suas conversões vem apenas de cinco palavras ou “temas” diferentes.

emitir boleto online
emitir boleto registrado
gerar boleto registrado
sistema de emissão de boletos
emitir boleto barato

Na sua campanha, estas palavras estão em um único grupo de anúncio com outras cinquenta palavras de forma ampla.

Para aplicar a metodologia SKAG, você irá criar cinco grupos de anúncios e adicionar em cada um uma única palavra com as seguintes segmentações: (Ex. Grupo 1)

+emitir +boleto +online
“emitir boleto online”
[emitir boleto online]

Depois você criará 3 anúncios focando só nesta palavra-chave. Varie nos tipos de anúncios, crie uma boa copy, utilizando ao máximo de vezes a palavra-chave desejada.

{KeyWord:Emitir Boleto Online}
Sem Taxa de Emissão
Sem Burocracia

Emita seu boleto e pague apenas R$ 1,99 somente por boleto pago. Emita agora!

Sem Mensalidade, Sem Taxa de Adesão, Sem Burocracia para Emitir seus Boletos.

Também é importante negativar os outros termos que você usará em outros grupos. Assim você evita um grupo competir com outro.

Depois faça o mesmo para as outras 4 palavras. Neste exemplo gerei apenas quatro, mas você pode criar vários grupos focando nas palavras que mais geram vendas para seu negócio.

SKAG e robôs geram mais resultados!

No último ano realizamos diversas campanhas utilizando a Inteligência do Google, utilizando o nosso Robô e também outras ferramentas do mercado. Na maioria dos casos as campanhas com estrutura SKAG geraram melhores resultados do que campanhas, seguindo o padrão do Google ou outros modelos de estrutura.

Os motivos para isto são vários, mas listei alguns abaixo:

1 – AI trabalha melhor com dados bem estruturados

Toda inteligência artificial para gerar resultados precisa de dados e quando você oferece uma estrutura de dados mais clara para a ferramenta ela consegue gerar resultados melhores. A metodologia SKAG simplifica a estrutura da campanha e permite a AI clusterizar variáveis da campanha de uma forma mais fácil, o que reverte em melhores resultados.

2 – SKAG aumenta o índice de qualidade da sua campanha

Uma frase conhecida entre os profissionais de Google Ads é: “Melhore o seu índice de qualidade que todo o resto acompanhará a melhoria”. Anúncios e palavras focadas aumentam o seu índice de qualidade, o que representa menores custos e campanhas mais eficientes.

3 – SKAG aumenta o CTR

Quando um anúncio está diretamente ligado à uma palavra-chave, a chance de ter mais cliques cada vez que seu anúncio é impresso é maior.

4 – SKAG melhora a posição do seu anúncio 

Quando seu índice de qualidade e seu CTR melhoram, o próprio Google começa a te dar melhores resultados. Como por exemplo melhor posicionamento na página frente aos seus concorrentes.

5 – SKAG ajuda a AI a gerar melhores conversões

Ao segmentar os termos de pesquisa como novas palavras-chave e diminuir a taxa de discrepância entre o termo de pesquisa e a palavra-chave, aumenta imediatamente as opções de controle e lance para palavras-chave com diferentes intenções e taxas de conversão. Isto permite a AI tomar as melhores decisões de lance focando na conversão.

Para resumir, se você nunca testou usar o SKAG em suas campanhas, ele é uma ótima forma de gerar resultados rápidos e consistentes — principalmente se o seu foco é usar inteligência artificial para otimizar suas campanhas. Faça um teste, seja reestruturando suas campanhas ou fazendo um SKAG parcial dentro dos seus grupos de anúncios.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, Tudo bem? QUER APRENDEER A GANHAR MUITO DINHEIRO NO MERCADO DE OPÇÕES BINARIAS?
    Acesse o link e descubra como: bit.ly/ganharcommercadobinario

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.