Essa é uma pergunta frequente que recebo, mas faz sentido. Afinal, tudo que envolve investimento segue de uma expectativa de custo, retorno sobre o investimento e tempo.
Imagino que você não gostaria de ter essa resposta, mas depende. Um fato é: SEO leva tempo.
“Na maioria dos casos, o SEO precisa de quatro a 12 meses para ajudar sua empresa a implementar melhorias e depois ver os benefícios potenciais.”
E não, isso não é uma fonte da minha cabeça. Basta checar o minuto 1:39 no canal do Google Search Control e ver por conta.
A realidade é que não existe receita de bolo ou manual de efetividade e cada caso é um caso. Os resultados variam de projeto para projeto e dependem de diversos fatores e variáveis.
Anteriormente, eu já escrevi um conteúdo sobre como o SEO funciona através de um processo contínuo. Mas, provavelmente, você ainda se pergunta: “Quando essa continuidade me trará resultados? É possível acelerar?”
Pois bem, esse processo contínuo depende de boas práticas e de aperfeiçoamento constante!
Fatores de SEO que podem ajudar a acelerar o processo de resultados
Aqui estão alguns fatores: estratégias de conteúdo, trabalho no aumento de autoridade do site, melhorias na estrutura, arquitetura e velocidade.
Estratégias de conteúdo
O conteúdo é crucial no desenvolvimento de uma estratégia de SEO sólida. Ele tem a função de trazer informações valiosas para os usuários com o objetivo de informá-los e esclarecer as possíveis dúvidas sobre um produto ou serviço, garantindo relevância e auxiliando na autoridade de seu site.
Para isso, é importante que ele esteja otimizado e atenda às necessidades dos usuários e às intenções de busca.
Autoridade: formas de trabalhar dentro do seu site
A autoridade de um site influencia diretamente no desempenho do SEO. E ela pode ser adquirida ao longo do tempo – fator que depende da idade do domínio – ou através de estratégias de link building e melhorias no EEAT. Vou te explicar um pouco melhor sobre cada uma delas. Fique comigo.
Idade do domínio
Um domínio mais antigo teve mais tempo para produzir conteúdos, executar estratégias, receber visitantes e conquistar links. Por isso, tende a ranquear melhor dentro dos mecanismos de busca.
Caso o site em questão tenha sido afetado pelo Google por adotar práticas de Black Hat, essa situação poderá prejudicar sua classificação nos resultados de busca, mesmo que tenha mudado de proprietário.
Quando um site possui uma alta autoridade significa que ele é julgado confiável e relevante pelos mecanismos de busca, automaticamente sendo favorecido na hora de ser apresentado na SERP.
EEAT
Experiência, Expertise, Autoridade e Confiança (Trust). Trabalhando esses quatro pontos principais somados às estratégias de conteúdo, é possível melhorar o EEAT do seu site. Acredito que ele seja um parâmetro bom de autoridade em todos os sentidos: para falar de um produto ou serviço, contar sobre suas experiências e passar confiança para quem for navegar pelo site.
Estratégias de link building
As táticas para construção de links, quando utilizadas de formas (realmente) inteligentes, podem ser muito benéficas e auxiliar no aumento de autoridade e desempenho de um site. Conheça oito principais estratégias para você utilizar no seu site!
Além disso, uma boa autoridade do site:
1. aumenta a visibilidade do site;
2. gera mais tráfego orgânico;
3. e, consequentemente, mais conversões e vendas.
Design, velocidade e estrutura compatíveis com SEO
Priorize sempre a experiência do usuário!
Para um site caminhar mais rapidamente em direção ao topo do Google, precisa contar com um design que agrade aos olhos do usuário, mas que seja funcional e veloz para uma navegação que gere experiências positivas. E, seguindo os comportamentos atuais dos usuários, a “não compatibilidade” de estrutura com o mobile sequer pode ser cogitada.
É incrível pensar como o SEO pode contribuir para a satisfação do consumidor no pré, durante e no pós-compra!
Deseja sucesso? Monitore!
É importante acompanhar e analisar periodicamente os resultados para ajustar e refinar a estratégia de SEO. Ao implementar essas táticas de maneira estratégica e consistente, é possível acelerar o processo de obter resultados em SEO e alcançar melhores rankings nos mecanismos de busca.
1. Trabalhe com indicadores para avaliar sua performance com SEO: crie indicadores-chave – o progresso se torna mais tangível;
2. Utilize ferramentas para monitoramento como o Google Search Console e o Google Analytics.
Ter um planejamento e uma estratégia clara é fundamental, mas monitorar e garantir que ele esteja sendo seguido garantirão o sucesso do projeto.
Empresas que alcançaram sucesso com estratégias de SEO em diferentes momentos
Pantys – cinco meses
Com base nos Quick Wins, foram selecionados os blog posts com mais cliques, que logo foram atualizados, e estabelecidas linkagens com outros posts, formando uma teia semântica entre as keywords no cluster de palavras-chave fundamentais para o blog.
Além disso, foram aplicadas estratégias de anchor text combinadas a palavras-chave principais e ações off page.
– 16 milhões de impressões em cinco meses
– 401 mil cliques em cinco meses
– +14% de novos usuários
– +13% de usuários
Maria Filó – nove meses
Foram realizadas otimizações técnicas voltadas para estrutura, velocidade e rastreio na plataforma VTEX, alinhadas a um conteúdo rico, personalizado e autêntico que auxiliaram os resultados expressivos alcançados.
– +266% de transações
– +140% de receita
– +24% de sessões
– +196% de taxa de conversão orgânica
Após essa leitura, provavelmente tenha ficado claro para você, dono ou gerente de e-commerce, que os resultados não são instantâneos. Entenda o SEO como uma maratona, e não como uma corrida de 100 metros rasos, e trabalhe dia após dia que os resultados virão.
Afinal, independentemente do tempo, o que conta no final é a constância somada ao esforço.