Proteja sua loja virtual contra “assaltos”

por Maurício Balassiano Quarta-feira, 16 de julho de 2014

Abrir uma loja virtual, sem dúvida, é mais rápido, prático e fácil do que iniciar uma física. Mas o que muitos empreendedores esquecem é que um e-commerce é uma empresa como qualquer outra e, por isso, requer atenção e cuidados.

Não adianta pensar somente nos produtos que serão ofertados. A logística de entrega, meio de pagamento e, o mais importante, a segurança também devem estar no checklist.

A segurança de uma loja virtual é tão importante quanto à de uma loja física. E requer investimento. Sim, investimento porque certamente você terá retorno. Uma loja segura inspira confiança e fideliza clientes. Ou seja: aumenta as vendas.

Você, empreendedor, precisa entender que as lojas virtuais também podem ser “assaltadas”, mas por cibercriminosos. O alvo não serão seus produtos, mas, sim, os dados dos seus clientes e isto refletirá no seu caixa. O efeito é dominó: o cliente tem os dados interceptados, culpa sua loja por falta de segurança e você perde a venda e a credibilidade.

A solução de segurança para o comércio eletrônico é a inserção do Certificado Digital SSL. A solução criptografa os dados em tráfego entre o computador do seu cliente e o seu servidor e impede que estas informações sejam lidas/roubadas por terceiros.

Existem diversas Autoridades Certificadoras que comercializam o Certificado Digital SSL. Opte por aquela que tiver mais tempo no mercado e que seja ética e reconhecida. Investigue a história desta empresa. Afinal, você está adquirindo a segurança para o seu negócio. E mais: os clientes já conhecem as empresas que são sérias. Eles acompanham o noticiário. Tenha atenção: não associe a sua marca a uma autoridade certificadora sem credibilidade no mercado.

O preço não pode ser fator decisivo. A tecnologia da certificação digital exige grandes investimentos para a infraestrutura e mão de obra qualificada. Desconfie do mais barato. Outra sugestão é buscar por diferenciais.

Reflita: “o que esta empresa me oferece além do produto que eu quero comprar?”.

Aliás, este é o tema da próxima coluna. Vou falar sobre como o Certificado Digital SSL associado a outros serviços podem fazer a diferença no seu negócio.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.