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PIM: como as informações do produto influenciam a decisão de compra no e-commerce

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

As mudanças cada vez mais aceleradas da tecnologia transformam, quase que diariamente, os paradigmas do comércio eletrônico. Nesse contexto, os consumidores têm acesso a uma infinidade de opções, e a decisão de compra é cada vez mais influenciada pelas informações disponíveis sobre um produto.

O Product Information Management (PIM) é uma ferramenta cada vez mais importante para as empresas que desejam se destacar no e-commerce.

Sendo assim, o Product Information Management (PIM), ou Gestão de Informações do Produto, surge como uma estratégia para empresas que desejam ganhar destaque no mercado, uma vez que as informações do produto têm um papel fundamental na decisão de compra dos consumidores. Neste artigo, exploraremos como as informações do produto desempenham um papel crucial na decisão de compra do consumidor no e-commerce, destacando a importância de construir um PIM eficiente e atualizado.

O PIM como estratégia para destacar produtos no e-commerce

Com o PIM, as empresas podem incluir informações detalhadas sobre o produto, tais como descrição, características, especificações técnicas, imagens e vídeos. Além disso, é possível incluir informações sobre o estoque, preços e promoções, garantindo que os clientes tenham acesso a informações atualizadas e precisas, o que, invariavelmente, impacta sua decisão de compra.

Segundo pesquisa do Google, 85% dos consumidores disseram que as informações do produto, incluindo imagens, influenciam sua decisão de comprar de uma marca específica ou varejista. Em contrapartida, 50% dos consumidores afirmam que justamente a falta de informações detalhadas é um fator-chave para impedi-los de comprar.

Isso significa que investir em uma gestão eficiente das informações do produto é uma estratégia de destaque para as empresas que desejam aumentar suas vendas no e-commerce.

As vantagens do e-commerce com o PIM

O PIM é uma ferramenta que permite centralizar todas as informações do produto em um único lugar, facilitando a atualização e a distribuição dessas informações para os canais de venda.

Um de seus principais benefícios é a possibilidade de personalizar as informações do produto para cada canal de venda. Por exemplo, é possível incluir informações específicas na loja virtual, nos marketplaces e nas redes sociais, garantindo que as informações sejam adequadas para cada plataforma.

Outra vantagem do PIM é a possibilidade de melhorar a experiência do cliente, pois, com informações detalhadas e precisas, os clientes têm mais confiança na hora de realizar a compra, o que pode aumentar a taxa de conversão e reduzir o número de devoluções.

O PIM pode ajudar, também, na diferenciação de mercado. Afinal, com informações detalhadas e atualizadas, sua loja pode oferecer um serviço diferenciado e conquistar a fidelidade dos clientes.

As informações do produto têm um papel fundamental na decisão de compra dos consumidores no e-commerce, e o PIM é justamente o recurso que vai centralizar e gerenciar de forma eficiente essas informações para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.

Informações do produto: como apresentar as certas

Ao comprar online, os consumidores não têm a oportunidade de interagir fisicamente com o produto antes de fechar negócio. Portanto, as informações que seu site disponibiliza desempenham um papel vital para compensar essa limitação.

Os compradores dependem da quantidade e da qualidade dessas descrições, das imagens de alta qualidade, de vídeos, avaliações e outras informações relevantes para tomar uma decisão mais precisa sobre a compra. E algumas dessas informações importantes são:

Detalhes técnicos e especificações

Para a maioria dos produtos, como eletrônicos, eletrodomésticos e móveis, é importante oferecer informações detalhadas sobre as especificações técnicas do produto. Assim, o consumidor vai conhecer quais são as dimensões, os materiais utilizados, os recursos específicos e a compatibilidade com outros produtos. Essas informações ajudam o comprador a avaliar se o produto, de fato, atenderá às suas necessidades e expectativas, direcionando-o para uma compra mais assertiva e reduzindo também problemas com devoluções e objeções por falta de informação.

Descrição e uso

Por mais que para você os detalhes de um produto e a forma como ele deve ser utilizado sejam óbvios, disponibilizar uma descrição clara e concisa é fundamental para fornecer uma visão geral do produto, independentemente do nível de conhecimento que o comprador tem sobre ele. O consumidor deseja saber e confirmar para que serve o produto, como usá-lo e quais benefícios ele oferece. Por isso, uma descrição envolvente, juntamente com exemplos práticos de uso, ajuda a criar uma conexão com o consumidor e a demonstrar o valor do produto.

Avaliações e opiniões dos clientes

A busca por resenhas e opiniões de outros usuários e compradores é uma alavanca cada vez mais importante para o e-commerce. Por isso, as avaliações e as opiniões dos clientes que já compraram com você têm um impacto significativo na decisão de compra de novos consumidores. Isso porque as pessoas tendem a confiar mais nas experiências relatadas de outros compradores -para avaliar a qualidade, a durabilidade e o desempenho do produto – do que em peças de publicidade, por exemplo. Portanto, é essencial fornecer uma plataforma para que os clientes deixem avaliações honestas, incentivando a transparência e a confiança nas informações do produto.

Imagens e vídeos

Já diz o ditado que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, e isso se aplica de forma muito literal ao e-commerce. Por isso, disponibilizar imagens de alta qualidade que mostram o produto em diferentes ângulos, além de vídeos demonstrativos, é fundamental para ajudar os consumidores a visualizarem o produto antes de comprá-lo. A inclusão de zoom nas imagens também permite que os consumidores examinem detalhes importantes.

Por que tornar o PIM parte da sua gestão

Agora que você já viu os impactos do PIM sobre a decisão de compra, é importante entender que integrar o PIM ao seu processo de gestão, e mantê-lo atualizado, é essencial para gerenciar e distribuir as informações do produto de maneira consistente em todos os canais de vendas.

O sistema de gestão das informações do produto permite que as empresas mantenham as informações atualizadas e precisas, evitando conflitos ou desencontros de informações que possam prejudicar a experiência do consumidor.

Além disso, o PIM permite a adaptação das informações do produto para diferentes plataformas, como websites, aplicativos móveis e marketplaces, garantindo uma apresentação consistente e coerente com cada canal. Portanto, nesse universo cada vez mais digitalizado do e-commerce, as informações do produto desempenham um papel fundamental nas taxas de conversão do seu site.