Atualmente, estamos vivenciado um momento em que o marketing é peça fundamental para qualquer négocio, e no e-commerce não é diferente. Um dos assuntos mais estudados por profissionais de marketing é o mix de marketing, que é dividido pelo famoso “4Ps”, Produto, Preço, Praça e Promoção. Nesse artigo vou fazer uma breve descrição de cada uma das seções e como elas estão presentes no comércio eletrônico.
Produto:
Posso resumir esse termo em apenas uma frase: “Produto é a oferta de uma empresa que satisfaz uma necessidade”. É necessário que o produto oferecido satisfaça seu público-alvo em todas as suas necessidades, por isso a construção do mix de produto abrangente é essencial. No comércio eletrônico devemos utilizar a estratégia de “Long Tail”, que é focar em um produto “carro chefe”, mas é também dar atenção para produtos que atenda simplesmente à alguns clientes, outros para intermediários, sazonais e os temporários.
Preço:
Marketing nada mais é do que troca, e essas, por sua vez envolvem benefícios, tanto para o lojista quanto para consumidor. Definir preço não é fácil! Com o mercado extremamente inflacionado o preço é uma variável importante para a decisão de compra, e o mesmo deve ser definido com muita exatidão. Com os comparadores de preços, como Buscapé e Sieve, essa disputa fica ainda mais evidente.
Há 4 fatores que devem ser analisados para determinar preço:
– Qual objetivo de venda ou lucro?
– Qual o custo dessa oferta?
– Existe demanda para esse produto?
– Como a concorrência trabalha?
Praça
Após o Produto e Preço definidos é necessário pensar como ele será disponibilizado em sua loja. Essa determinação é extremamente importante, pois é por aqui que o consumidor terá acesso a oferta e quando falamos de e-commerce temos que pensar como será a distribuição, armazenagem, logística, ou seja, a entrega do produto para o cliente.
Promoção
O último P, promoção, é a comunicação entre o lojista e o consumidor. No ambiente on-line existe inúmeras maneiras de divulgar um produto, entre elas, links pratrocinados, banners, blogs, compradores de preço, email marketing. O primeiro passo de uma comunicação efetiva é definir qual o público alvo e qual sua verdadeira necessidade. A comunicação quando não é bem planejada pode ser fatal e não é fácil de reverter. Hoje com a forte influência das mídias sociais, qualquer erro pode se transformar em uma barreira, sem esquecer a concorrência que a cada dia que passa está mais acirrada.
Com o crescimento e evolução do e-commerce devemos ser dinâmicos e estar sempre atentos a qualquer novidade ou mudança no mercado. Esse post cita alguns pontos que devemos estar atentos para desenvolver qualquer tipo de oferta. É claro que não explica todas as possíveis maneiras de trabalhar com o mix de marketing, mas esse itens são fundamentais para o sucesso do seu negócio.