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Os desafios do empreendedor de e-commerce

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

Uma nova década já começou. Novos desafios e oportunidades para empreender, para crescer. O ano que passou já foi uma prévia de sucesso para quem apostou no e-commerce para empreender, e 2020 promete ser um ano ainda melhor no segmento.

Entre os desafios de se manter ativo no e-commerce está a construção da marca e da reputação da loja. Isso envolve desde estabelecer um bom relacionamento e ganhar a confiança dos clientes, otimizar o acesso mobile, investir em divulgação eficaz e sempre evitar o abandono de carrinho. Entre todos esses processos também é preciso organizar a loja virtual, com integrações que facilitam a venda e a logística.

Vender em marketplaces é uma ótima alternativa para ampliar receita, e isso não precisa ser mais uma dor de cabeça. Em 2019 o e-commerce teve faturamento de, aproximadamente, 80 bilhões de reais. Um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Deste total, 35% deve ser a participação dos marketplaces. Para aproveitar ao máximo esse potencial de mercado, é fundamental que o empreendedor garanta a mesma excelência em todos os canais.

A gestão dos canais permite que o varejista trabalhe com listas de preços distintas por canal, tornando possível a publicação de um mesmo produto com preços diferentes. Para poder comparar as performances, é fundamental ter acesso a relatórios das operações de cada canal, a fim de repensar estratégias operacionais. É fundamental neste caso a adoção de um sistema que gere tais relatórios de maneira ágil, baseado nos dados dos pedidos e transações realizadas.

Os cuidados que todo empreendedor deve ter

1) Agilidade: o produto é vendido para gerar receita. Logo, competência e boa experiência ao consumidor também é dinheiro. E o principal: tempo é dinheiro. Em qualquer uma das opções de canais de venda, seja eficiente, seja rápido, seja produtivo. Quem vender antes, entregar antes, tudo isso com a empresa organizada, terá maior retorno em vendas.

A entrega é um fator fundamental quando o pedido é feito online. Fazer parcerias com empresas que tenham preços competitivos e um serviço eficiente é interessante para avaliações positivas. É igualmente importante disponibilizar digitalmente apenas produtos em que a entrega possa ser garantida.

2) Equipe: a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa. A formação de lideranças é um ponto fundamental para qualquer negócio. Para que esse desafio seja superado, será preciso investir mais em ações voltadas para o desenvolvimento de líderes.

3) Gestão: jogo de cintura é o que não pode faltar no empreendedor para a empresa ter sucesso. Gerir os custos e os ganhos, e conseguir pagar as taxas sobre a venda de produtos é um grande desafio, pois acaba deixando o mercado nacional menos competitivo quanto a produtos importados, além de converter menos quantidade em vendas.

4) Marketing e vendas: é preciso sempre inovar nas estratégias de marketing para atrair o cliente que, é cada vez mais estimulado pelo que vê (nas redes sociais, nos marketplaces). Confira algumas dicas:

  • Pense em estratégias mistas: mesclar a experiência do mundo físico e virtual é importante para mostrar que o seu negócio está em plena evolução e pode suprir qualquer necessidade do cliente. A técnica de comprar no e-commerce e retirar na loja física é uma vantagem importante para o cliente.
  • Ofereça desconto: Outra opção é oferecer aos clientes que compram na loja física um cupom de desconto para compras online. É uma forma de estimular o consumidor a comprar em outro formato, e mostra o quanto seu negócio é dinâmico.
  • Integre com o Google Maps: Essa estratégia consiste em ficar visível no maps do cliente (meio virtual) como ponto de comércio físico. Em caso de turistas e novo público isso sempre funciona muito bem.

O e-commerce é uma experiência de compra baseada na confiança e no bom serviço prestado pela loja virtual. O consumidor do nosso tempo utiliza cada vez mais essa forma de comprar e é por isso que o empreendedor online tem em mãos uma ferramenta cheia de possibilidades. Que o ano 2020 nos traga muitas inspirações e bons negócios.


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