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Os benefícios das regras no E-commerce Brasileiro

Por: Albert Deweik

Albert Deweik é formado em Administração de Empresas na FAAP, especializado em Web Marketing e Marketing Direto pela University of Westminster de Londres. Quase 20 anos de mercado e empreendimentos voltado ao atendimento e relacionamento com o cliente. É CRO e Fundador da NeoAssist, pioneira em tecnologia omnichannel para atendimento ao cliente no Brasil. Atende em torno de 400 operações no Brasil, principalmente, e na América Latina.

Com novas regras no e-commerce, acredito que o consumidor será positivamente impactado. Algumas regras que, necessitavam de regulamentação, agora ficarão mais claras. Primeiramente, o fato da loja obrigatoriamente ter que oferecer um canal de atendimento, facilitará muito a relação da empresa com o consumidor.

Sem dúvida, essa regra de contato ainda precisaria ser um pouco mais regulamentada (como por exemplo disponibilizar regras sobre horário de atendimento, tempo máximo de fila – no caso de chat ou telefone – ou  tempo máximo de espera de retorno de um email). Acredito que essa regulamentação virá num segundo momento, porém, como primeiro passo, a obrigatoriedade de canais de atendimento, que já irá facilitar muito a relação do consumidor com a empresa.

Proporcionar um direito ao consumidor, de se relacionar de forma digna, já é um grande benefício. Por conta de alguns casos, alguns consumidores ainda se sentem inseguros para efetuar uma compra online. A facilitação, especialmente no relacionamento com o consumidor, ajudará as empresas a trazer mais confiança e com isso, conquistar estes consumidores que, eventualmente, ainda não se sentem 100% seguros para efetuar sua compra online.

Falando especialmente de atendimento ao consumidor no e-commerce feito no Brasil, em minha visão, as empresas precisam ter mais comprometimento com os seus consumidores. O empresário precisa ter a visão que o atendimento ao cliente é o coração da sua operação. É ali o principal diferencial da sua operação. É através do SAC que é possível conhecer melhor seu consumidor, entender problemas da operação e, obviamente, gerar novas vendas e fidelização para seu consumidor.

Algumas empresas que já tem essa visão, conseguem estabelecer um diferencial enorme em relação aos seus competidores. O empresário pode estar jogando quase todo o seu investimento fora porque não foi capaz de suprir os anseios de seus clientes em relação a qualidade e rapidez do atendimento.