Logo E-Commerce Brasil

Onde o SEO e a mídia social se encontram?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

É comum no mercado pensarmos que o SEO vive em isolamento completo das Mídias Sociais, quase como se estivessem numa guerra fria um contra o outro. Essa visão não é apenas míope, como também completamente equivocada. O peso das mídias sociais na rede está aumentando aceleradamente, e é importante sempre ter isso em mente ao criar-se uma loja virtual ou otimizar uma previamente existente.

Os princípios básicos de SEO são simples, mas trabalhosos e exigentes quanto ao tempo de trabalho. É uma prática minuciosa, mas tremendamente recompensadora. O maior desafio para os empreendedores, talvez seja pensar como seus clientes em potencial pensam sobre a sua marca. Para transpor esse desafio, as mídias sociais já se configuram como uma ferramenta crucial, pois elas mostram com um punhado de pesquisas (às vezes nem é preciso pesquisar) exatamente como a sua marca é percebida pelo público. Partindo desse ponto, elaborar um SEO mais eficiente já se torna uma tarefa mais simples. Entretanto, as mídias podem ser ainda mais úteis para você e seu e-commerce.

Após elaborar os seus textos, otimizados para SEO, que podem ser posts no seu blog, descrições dos seus produtos, etc., inclua-os em alguma mídia social através de seus botões de compartilhamento – Tweet, Curtir ou +1, por exemplo – Isto colocará os seus textos nos gráficos sociais dessas redes, levados em conta pelos algoritmos dos mecanismos de busca. Além da sua própria ação já contar positivamente, ela dará mais visibilidade para seu material ser ainda mais divulgado por outros membros das redes sociais, que de outra maneira talvez não tivessem contato com o seu material. Obviamente, inclua-os também em qualquer canal de mídia que você tenha sob seu controle. Após seu material cair nas mãos do público, seu sucesso só estará condicionado ao interesse que você conseguir despertar por ele.

Ao pensar em SEO, é preciso ter uma visão holística do processo, pois é exatamente assim que os mecanismos de busca funcionam. Por conseguinte, sendo as mídias sociais uma parte cada vez mais importante da vida online das pessoas, elas devem ser parte integrante de qualquer planejamento de SEO.

Autor: Bis2Bis