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O preço do frete no e-commerce interfere na compra do consumidor?

Analisando os resultados financeiros do setor de e-commerce, nota-se claramente que o valor do frete representa um dos maiores custos. Ele é apenas menor do que aquele valor referente à compra dos produtos. Visto como um vilão por muitos varejistas online, a política antes popular do frete grátis começou a ficar cada vez mais escassa e rara.

Se economizar com os valores dos fretes pode ser uma boa alternativa para os lojistas online, o mesmo não se pode dizer sobre a experiência de compra do consumidor. Este acaba ficando refém do repasse direto dos altos custos e principalmente das poucas opções de frete.

Para que você entenda como o preço do frete no e-commerce interfere na compra do consumidor, nós listamos a seguir os tópicos mais relevantes sobre essa discussão. Acompanhe!

O alto custo do frete e o abandono de carrinho

O valor do cálculo do frete é um dos maiores vilões quando falamos da conversão de vendas de uma loja virtual. A consultoria Econsultancy aponta que o alto custo do valor de frete chega a responder por 55% do total da taxa de abandono de carrinhos no e-commerce.

Esse total foi calculado com base em quem possui cadastro no site, pois se incluirmos aqui as pessoas que não possuem cadastro e abandonam o carrinho antes mesmo de se cadastrar, ele aumentará consideravelmente.

Demora ou indisponibilidade no valor do frete

Esse é outro motivo que interfere na compra do consumidor. Em temporadas com muitos pedidos de compras, como na Black Friday ou antes do Natal, os gateways de frete costumam apresentar indisponibilidade ou demora no fornecimento dos valores relativos ao serviço.

Preços e prazos defasados

Os lojistas que utilizam alguma tabela offline de preços e prazos dos Correios correm o risco de estarem disponibilizando aos seus consumidores informações já defasadas. Isso pode gerar insatisfação no cliente e a busca por preços mais competitivos na concorrência.

Limitação de preços e prazos de entrega

Comumente, por conta da limitação da maioria das plataformas de e-commerce, os lojistas online utilizam apenas uma tabela de valores e prazos de entrega, uma vez que trabalham com uma transportadora. A complexidade e dificuldade em manter os dados atualizados e centralizados leva o lojista a permanecer com preços e prazos limitados, colocando o consumidor como refém de apenas uma opção. Se essa opção não for viável, o consumidor buscará outra alterativa fora do ambiente da loja online em questão.

O frete grátis e a decisão de compra

Durante uma ação ou promoção, o fato de oferecer ao consumidor a aquisição de um produto com o frete grátis atrai a atenção daqueles que querem, de alguma maneira, economizar. Com o custo de frete variando de 10% a 15% do valor do produto, oferecê-lo grátis significa investir no marketing do e-commerce. E isso pode ocorrer de diversas formas.

Uma dessas formas consiste em estabelecer um valor limite para conseguir o benefício do frete grátis. Outra opção é proporcionar o frete grátis em uma determinada categoria de produtos ou para aqueles clientes que compram com mais frequência, fidelizando-os.

Quando falamos a respeito do preço do frete no e-commerce, o mais importante é ressaltar que ele não é meramente um detalhe dentro da loja online e influencia, sim, na decisão do consumidor.

A experiência do consumidor dentro do e-commerce é extremamente relevante para que ele se torne fiel à empresa e para que seja, no futuro, também um promotor da marca. Continue conosco e saiba mais sobre a importância da experiência do usuário no e-commerce.

Reproduzido com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://www.eccosys.com.br/guia/o-preco-do-frete-no-e-commerce-interfere-na-compra-do-consumidor/