O meio digital está expandindo e alcançando todas as partes do mundo. Basta andarmos na rua por 10 minutos para percebermos que as pessoas não conseguem mais desgrudar de seus celulares, permanecendo conectadas 24h por dia. Redes sociais, jogos, aplicativos diversos e, o que nos interessa aqui, compras online. O mobile commerce é um universo novo e está pronto para ser explorado.
O mobile commerce representa 9% de um mercado bilionário. Vai ficar fora dessa?
O m-commerce, mercado de compras realizadas por smartphones e tablets, está cada vez maior. De acordo com dados divulgados pela IDC, mais de 15 milhões de aparelhos foram vendidos só no primeiro semestre de 2014, valor 102% maior que o arrecadado no mesmo período do ano anterior. A praticidade dos dispositivos móveis e a melhoria na velocidade da internet contribuíram para essa mudança de hábito. É prático e rápido fazer compras pelo celular.
A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é de que ele continue crescendo nos próximos anos. De acordo com a pesquisa realizada pela E-bit, em janeiro deste ano as vendas mobile representaram 9% de todas as transações do comércio eletrônico feitas no mês. Parcela significativa, considerando os R$28 bilhões arrecadados pelo e-commerce em 2014.
Consumidores exigentes conectados 24h por dia
O número de pessoas que passaram a fazer compras por meio de aparelhos móveis também aumentou. Maior familiaridade e confiança nas transações fizeram com que surgisse, em 2014, mais de 12 milhões de novos consumidores. Uma pesquisa feita pela Pagtel e da Mobi.life mostrou que 67% dos brasileiros realizaram pelo menos uma compra pelo celular, sendo que destes 60% compraram pelo site da loja. Quanto aos motivos importantes para realizar a transação estão a credibilidade da marca e as formas de pagamentos.
Tantos números positivos são uma grande motivação para entrar neste mercado, mas não basta somente estar presente. É preciso se adequar a ele e ficar atento aos hábitos de compras. 33% dos consumidores afirmaram desistir da compra, no meio do caminho, caso o dispositivo não estivesse otimizado, segundo a pesquisa realizada pela Mastercard. Já outros 88%, dizem que receber informações em tempo real faz com que o ato de compra seja mais espontâneo.
Os consumidores reclamam de subir e descer a tela para visualizar as informações e não veem com bons olhos marcas que não estruturam seu site para que ele apareça de forma dinâmica no celular. Detalhes sobre segurança, formas de pagamento e especificações dos produtos, devem estar claros e bem localizados no site ou aplicativo para que não gerem dúvidas no comprador.
Conheça cada detalhe de seu público alvo
Identificar o perfil dos públicos que se quer atingir é imprescindível. Para se ter uma ideia, as classes A e B são as que mais adquirem produtos por meio de smartphones, representando 62% das todas as compras realizadas. Quanto ao gênero, as mulheres foram as que mais aderiram ao m-commerce, sendo 56% dos consumidores, segundo a E-bit.
Pensar cada detalhe e públicos que serão impactados por seu negócio será determinante. As mudanças no cenário digital estão de vento em popa e quem ficar de fora dessa perderá uma grande oportunidade de crescimento. Vale lembrar que, em todos os negócios a criatividade é um ponto essencial. Os novos usuários estão cada vez mais antenados e críticos e esperam não somente comprar algo, mas ter uma experiência positiva. Adequar as suas vendas à vida corrida e tomadas rápidas de decisões de seus consumidores é garantir um espaço importante dentro desse mercado bilionário.