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O futuro do e-commerce: as ferramentas que serão necessárias

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

Vender e comprar online deixou de ser uma tendência para ser uma representação do nosso tempo. Há anos o mercado está em crescimento, mas teve um recorde nos primeiros meses de isolamento social em 2020, onde o e-commerce cresceu o equivalente a três anos, atingindo metas que estavam previstas para o ano de 2023.

Desde então não se pode mais fazer planos para uma transformação digital, onde as empresas poderiam substituir seus sistemas obsoletos por sistemas integrados ou migrar de vez seu negócio para o digital. A mudança chegou antes da adaptação, então é hora de pensar no futuro do momento presente.

O consumidor é quem dá as cartas

As tendências passaram a ser criadas de dentro para fora, e não mais de fora para dentro. Antes, o mercado dizia quais seriam os produtos comercializados e como o cliente poderia comprar determinado artigo. Isso já parece algo ultrapassado, pois o comportamento de consumo vem acompanhado da transformação do consumidor, seus hábitos e suas necessidades. Para ter sucesso online é preciso antes de tudo entender o contexto de mundo que o seu consumidor se encontra para poder encaixar os desejos de compra dele e poder oferecer boa experiência online.

Algumas ferramentas necessárias

O empreendedor de e-commerce precisa dispor estar aliado à tecnologia para poder gerar mais vendas e mais tráfego para os seus negócios. Ter uma presença digital impactante compreende vender em canais variados e dispor de ferramentas que auxiliem no processo de vendas, automatizando os processos e organizando o negócio. Seguem algumas ferramentas importantes:

ERP online e em nuvem

De forma simples e descomplicada, o sistema de gestão ERP integra os setores da empresa, unificando o cadastro de produtos, e atualizando em tempo real as entradas e saídas de estoque e fluxo de caixa, mesmo quando o empreendedor vende em múltiplos canais. Além de tudo, a ferramenta em nuvem também permite com que a gestão do negócio seja feita de qualquer lugar, em qualquer dispositivo conectado à internet, dando mais facilidade ao trabalho remoto e mais segurança aos seus dados. O cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Opções de pagamentos eletrônicos e instantâneos

É preciso aderir a todos os formatos de pagamento, pois o e-commerce precisa estar adaptado com opções para o cliente como o PayPal, Apple Pay, e também o Pix, dando assim opção ao consumidor para pagar da maneira que preferir.

Parceiros logísticos

Seguindo o que já foi citado nas outras ferramentas, a entrega é outro fator que deve estar dentro das expectativas criadas pelo cliente. Portanto, tenha bons parceiros logísticos para poder realizar entregas eficientes e ágeis.

Ampliando a presença digital

Todas essas ferramentas são importantes para ampliar a presença digital do seu negócio. Mantendo a organização interna e integrando os setores, são estratégias importantes para manter o negócio alinhado com as expectativas do nosso tempo. Como empreendedor é preciso sempre:

  • Manter metas possíveis de serem executadas;
  • Ter agilidade nos processos para dar escalabilidade nas vendas;
  • Integrar a gestão interna até o relacionamento com o cliente para o negócio criar personalidade e dispor de atendimento personalizado;
  • Pense em metas desafiadoras para o seu time de colaboradores;
  • Mescle estratégias de venda entre o on e offline para garantir públicos variados;
  • Esteja presente no pós venda para saber detalhes da experiência e poder melhorar sempre.

Repensar os processos é uma maneira de proporcionar sempre a melhor experiência ao consumidor – desde o pedido até a entrega.

O futuro do e-commerce é agora, e muito ainda está para mudar. Para ter relevância no universo de negócios online, é preciso estar conectado às necessidades do cliente. Utilize o cupom #ecbr para o teste grátis de uma gestão integrada por 4 meses.