Apesar de estar em alta, faltam profissionais qualificados para o setor
Comparado ao crescimento de outras profissões, o mercado digital tem sido considerado “a bola da vez”. Segundo o e-bit, o setor de e-commerce caminha para um crescimento de 30% ao ano, totalizando um faturamento aproximado de R$ 20 bilhões, bastante aquecido, principalmente pela expressiva aceitação por novos modelos de smartphones e tablets, esse mercado só tende a aumentar.
Isso é uma excelente notícia para os investidores desse segmento e consequentemente para a economia. Mas, segundo Fábio Pires, presidente da Internet Innovation, um dos fatores preocupantes para o sucesso das vendas é a escassez de profissionais qualificados para atuarem frente aos desafios do setor.
Assim como em lojas físicas, que vendem produtos que necessitam de anúncios, ações de marketing e design de embalagem, o comércio eletrônico também precisa de profissionais para planejar ações de marketing com linguagem específica e que entendam o comportamento dos consumidores e da web. E profissionais com currículo adequado para trabalhar com as lojas virtuais e na área digital estão em falta no mercado.
Apesar de ser uma profissão relativamente nova, já existem cursos destinados a formar pessoas para atenderem a essa demanda. Mas, com esse novo segmento educacional, surge outra dúvida: existem profissionais realmente qualificados para liderar e preparar uma turma para o mercado de trabalho?
Segundo Fábio Pires, é importante manter critérios para recrutar profissionais para lecionarem em cursos de especialização em marketing digital, e-commerce e redes sociais. É fundamental que a escola assegure que o profissional tenha o perfeito domínio das ferramentas disponíveis, além de ser dotado de carisma e criatividade suficiente para preparar bons profissionais.
“Como a internet e seus produtos evoluem a cada dia, é necessário adaptar com frequência os projetos e as grades de aulas para que os cursos não fiquem ultrapassados. Além disso, é ideal que os professores atuem no mercado e possuam cases de sucesso em seu portfólio, ou seja, conhecem o segmento tanto na teoria, quanto na prática”, revela.
Ainda segundo a e-bit, o Brasil já ocupa o ranking de quinto país com maior número de usuários de internet (80 milhões). Mais usuários, geram mais vendas para as lojas virtuais. Consequentemente, mais profissionais são necessários para dar suporte a tudo isso. Preparar-se para o mercado e manter-se atualizado é mais do que uma exigência do mercado. “E não é preciso nem sair de casa para isso”, afirma Pires. “Hoje há uma grande oferta de cursos à distância, com a mesma qualidade dos presenciais. Só não se prepara quem não quer”, finaliza.