- mix de produto;
- preço;
- disponibilidade de estoque;
- custo de frete;
- prazo de entrega;
- SLA de atendimento;
- NPS (colocando o cliente final no centro dessa estratégia).
Monte uma estratégia com a melhor seleção de sellers para seu marketplace
Todo marketplace quer ter ao seu lado uma seleção dos melhores sellers. Para montar um time de parceiros de primeira linha, entretanto, é importante lembrar a diferença de papéis entre o marketplace e o seller.
O marketplace é o responsável por gerar tráfego, gerenciar a exposição da oferta — a vitrine — e permitir, em seu ambiente, o fechamento do pedido. Ou seja, faz a ponte com os demais agentes da operação e entre o cliente final e o seller. O seller, por sua vez e de forma geral, responde pelo mix de produtos, estoque, condições comerciais e operações como emissão de nota fiscal e fulfillment, o picking e packing.
Com a inclusão de sellers, o marketplace busca ampliar sortimento e com isso melhorar a conversão — já que coloca mais ofertas à disposição do consumidor. Enquanto isso, o seller se aproveita do tráfego do marketplace para atingir mais clientes e com isso obter mais pedidos. São objetivos comuns que se complementam no como: um garante a oferta, enquanto o outro garante o tráfego e juntos geram mais receita.
O marketplace dispõe de um leque de sellers, com diferentes condições para compor seu mix de produtos. Por isso, quem busca um projeto de sucesso precisa ter uma estratégia clara para combinar esses sellers da melhor maneira possível. O objetivo é ter o produto certo, no momento certo e nas condições comerciais adequadas.
Entre os aspectos que devem ser considerados na priorização, estão: