Sempre que você vai ao seu ponto de venda favorito, geralmente é recebido por um vendedor amigável que está disposto a ajudá-lo a escolher o melhor produto com base em sua necessidade. Eles levam em consideração o seu orçamento e resolvem qualquer dúvida que você possa ter durante o processo. No final, você faz uma compra e sai da loja feliz, uma experiência de cliente offline satisfatória.
A experiência do cliente é o meio pelo qual uma marca se comunica com seus clientes em todas as etapas da jornada do comprador. Por isso, as lojas de comércio eletrônico precisam de novas maneiras de fazer com que seus clientes comprem continuamente.
Se sua empresa de e-commerce está no mercado há algum tempo, você já sabe que oferecer um produto matador não é suficiente para sobreviver – muito menos prosperar.
A experiência do cliente (CX) de comércio eletrônico é o novo campo de batalha para os varejistas online. Neste artigo, mergulhamos profundamente no CX de e-commerce e revelamos as estratégias que os principais varejistas estão usando para aumentar seu CX e a fidelidade do cliente.
Para ter sucesso no comércio eletrônico, é essencial tirar os olhos do computador e ver o mundo pelos olhos de seus clientes. Comprar tornou-se mais do que uma atividade transacional para os consumidores. É sobre estar envolvido e entretido.
Com cada vez mais consumidores migrando para compras online, o atendimento ao cliente de e-commerce tornou-se um ponto central para a maioria das empresas.
Surpreenda seus compradores
Os compradores online gostam de surpresas. Você pode introduzir surpresas durante a jornada do consumidor para aprimorar a experiência do cliente. Muitas vezes, é recomendável oferecer frete grátis. Melhore suas vendas implementando essa estratégia de maneira um pouco diferente. Em vez de ser descarado sobre isso, mencione-o durante o processo de checkout. Isso incentivará o consumidor a comprar de você novamente, e ajudará a espalhar seu boca a boca em sua rede.
Pré-compra no e-commerce
A experiência do cliente de comércio eletrônico começa bem antes de um indivíduo realmente se tornar um cliente pagante.
Personalize a experiência do cliente
A personalização é uma tendência de comércio eletrônico surpreendentemente popular – e por um bom motivo.
Os varejistas que gastam tempo personalizando seu site têm um aumento em sua receita final de venda.
Você pode personalizar a experiência do cliente de várias maneiras. No entanto, aqui estão as mais eficazes que você definitivamente deveria experimentar:
– Coloque as iniciais do seu cliente em algum lugar na resposta do e-mail;
– Use a geolocalização para fornecer aos usuários informações claras sobre as opções de entrega e preços de envio em seu país;
– Lembre-se do histórico de navegação do produto para apresentar uma lista de recomendações com base nos itens que eles visualizaram recentemente;
– Ofereça excelentes descontos em todos os produtos ou serviços de interesse dos seus clientes;
– Envie uma mensagem de aniversário ou um convite para um evento VIP online.
Usando IA para criar atendimento automatizado ao cliente
A inteligência artificial está começando a fazer grandes ondas na experiência do cliente – de chatbots baseados em IA a análises preditivas, e personalização orientada por dados.
Mude para uma experiência omnichannel
Cada vez mais consumidores esperam uma experiência omnichannel suave e simplificada. Portanto, em vez de direcionar o tráfego para um site ou canal de vendas, os comerciantes precisam levar seus produtos para onde quer que seu público esteja.
A competição online é mais feroz a cada minuto. Os clientes têm várias marcas para escolher; sua empresa precisa nutrir um vínculo único com seus clientes.