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Grandes mudanças no horizonte do Google

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

A indústria do SEO se prepara para mais uma mudança no algoritmo de buscas do Google. Na sua busca constante por relevância – que se intensificou no ano passado com a implementação do Panda, que tornou as palavras chave meta praticamente irrelevantes – o líder da divisão de Webspam do Google, Matt Cutts, anunciou na semana passada, no festival cultural SXSW, que técnicas “exageradas” de SEO seriam mais duramente penalizadas pelo sistema de buscas, favorecendo sites de conteúdo original e relevante, em oposição a sites cheios de palavras chave mas sem conteúdo real.

Outra mudança anunciada recentemente pelo líder mundial de buscas é ainda mais significativa: O Google adotará a “busca semântica”, que é uma tecnologia revolucionária que atribui um sentido real às palavras chave que o Google sempre usou e coletou.

Para entender isso melhor, num raciocínio simplificado, antes para buscar o que você inseria na caixa de texto, o Google trabalhava comparando uma lista de palavras a todos os sites cadastrados e agora vai trabalhar com um dicionário e, possivelmente, uma enciclopédia nessa comparação! Ambas as mudanças terão efeito pesado sobre o SEO – e talvez sejam partes de um mesmo projeto que ainda não foi claramente revelado.

Voltando à primeira mudança. O Google sempre tentou diminuir a influência de palavras chave soltas, sem relevância, mas até hoje alguns sites que usam essa estratégia conseguem resultados expressivos, o que frustra muitos produtores de conteúdo que seguiram as orientações já antigas de se focar em produção de qualidade, não quantidade.

Com esse foco no combate à irrelevância anunciado por Cutts, a situação provavelmente vai mudar muito. O que sinaliza o fato de que agora eles estão realmente falando sério é o segundo anúncio, da busca semântica.

Utilizando um sistema que atribui significado e peso para os termos, seria teoricamente possível acabar com as manipulações atuais, que se baseiam em número elevado de palavras chave e em linkagem estratégica (como links internos ou coordenados, que deixam os spiders do Google andando em círculos, aumentando o peso daquela página). Mas o objetivo principal da busca semântica não é acabar com o SEO Black Hat, mas sim aumentar a relevância dos resultados do Google.

Aparentemente, este processo já começou se considerarmos alguns sinais nas próprias páginas de resultados. Se você digitar “Leonardo DaVinci”, além dos tradicionais resultados em formato de link com uma descrição abaixo, você também recebe um pedaço dos resultados da busca de imagens, mostrando as suas imagens mais importantes.

Esta funcionalidade é automaticamente acionada e isso mostra que o algoritmo da empresa entende que Leonardo DaVinci é um artista e que suas obras mais importantes são o que as pessoas consideram mais relevante.

Este é um pequeno passo, mas já mostra como a relevância nos resultados está sendo perseguida pelo gigante das buscas. Todos os players da internet e principalmente do comércio eletrônico devem ficar de olho no que vem por aí, pois a busca on-line provavelmente mudará drasticamente nos próximos meses.