Ontem recebi um aviso do Facebook de que o novo painel do Facebook Insights estava disponível para as fanpages que administro. Por isso, resolvi compartilhar algumas informações e opiniões sobre ela, que tende a ser uma ótima fonte de dados sobre as fanpages que administramos.
Novo Insights
Agora para ter acesso aos dados da sua página, use o painel de guias e clique em “Informações”. Se você preferir, pode usar o Insights antigo, mas, segundo o Facebook, ele será descontinuado no dia 15 de dezembro.
O botão Informações está dividido em quatro partes.
Informações
- Interação x publicações
Com o novo Insights é possível acompanhar o desempenho das suas publicações. Agora, o Facebook exibe no mesmo gráfico: publicações, pessoas falando sobre isso e alcance total semanal. Está muito mais fácil descobrir quando seus posts são mais efetivos e saber quais os melhores dias da semana para postar.
- Publicações de páginas
Outra métrica muito útil é a “Publicações de página”. Com ela você pode saber o engajamento e o quanto cada tipo de publicação (Foto, vídeo, status, link) foi compartilhada. Sem dúvida, uma excelente e para saber qual formato de conteúdo seus fãs mais gostam e mais compartilham em sua fanpage. Além disso, em “Efeito Viral” você acompanha os conteúdos que foram mais compartilhadas ou curtidas, por exemplo.
Curtir
- Dados demográficos
Aqui o Facebook ainda não inseriu mudanças. Os mesmos gráficos e tipos de dados são disponibilizados. Gênero, idade, local, origens opção Curtir.
Alcance
- Como você conseguiu alcançar essas pessoas
Nesta área o Facebook exibe qual seu modelo de conteúdo está impactando mais pessoas.
Sistemático: quantidade de pessoas que viram seu conteúdo no Feed de Notícias, no recurso novidades ou na sua página.
Pago: Pessoas que viram seus anúncios ou históricos patrocinados.
Viral: conteúdo exibido a partir de compartilhamentos, curtir ou comentários em sua página.
Falando sobre isso
- Como as pessoas estão falando sobre sua página
Neste tópico o Facebook exibe o que está sendo falado sobre sua página pelos seus fãs. Há variações de como você pode filtrar as informações: Número de opções Curtir, históricos de suas publicações, menções da marca e marcações em fotos, publicações de outras pessoas.
De forma breve, este é o novo Facebook Insights. Sem dúvida, com estas informações vários insights sobre melhores práticas em sua página serão mais fáceis de obter. Vale a pena acompanhar de perto estas informações e buscar sempre aprimorar a sua participação na rede social.