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Entrevista com Marcos Cavagnoli: Social + Mobile – façam suas apostas!

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Marcos Cavagnoli, Vice presidente da divisão BuscaPé Financial Services, do Grupo BuscaPé, fala sobre a necessidade dos e-commerces focarem em segurança, aposta quais seguimentos mais vão crescer e também aborda as estratégias de posicionamento da empresa e como a divisão tem se posicionado frente a esse competitivo mercado.

O e-commerce brasileiro vem crescendo a cada ano a números impressionantes. Como esse ritmo será mantido?

O setor tem realmente crescido e acredito que continue assim, a passos largos, pelos próximos anos. Isso se deve, principalmente, à entrada das classes C e D no e-commerce, à maturação do setor, aos planos de incentivo do Governo, como o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), e ao próprio crescimento da economia brasileira.

Quais são os segmentos que mais crescem? Quais serão os grandes destaques do futuro?

Acredito que o social commerce e o mobile payment são duas grandes vedetes do momento e também promissoras apostas para o futuro. Ainda há muito espaço para algumas áreas específicas, em especial essas duas, como pudemos ver no projeto “Sua ideia vale um milhão”, promovido pelo Grupo BuscaPé. Tivemos a participação de muitas empresas promissoras dessas áreas. Analisamos mais de 800 projetos, que envolveram 2,5 mil empreendedores. Chegamos a nove finalistas e escolhemos não apenas uma, mas quatro startups. Elas receberão, cada uma, R$ 300 mil de investimento inicial para que possam dar impulso e estruturar seus negócios.

O senhor é vice-presidente de uma divisão de soluções e serviços financeiros. Qual é a atuação e a importância do BuscaPé Financial Services dentro do e-commerce brasileiro? A divisão também está presente em outros países?

O Grupo BuscaPé é formado por 15 propriedades de mídia focadas no processo de decisão de compras do e-commerce latino-americano. Líder absoluto em decisão de compra na América Latina, recebe mais de 60 milhões de visitas todos os meses e está presente em 28 países.

A BuscaPé Financial Services possui diversos agregadores e sistemas de controle de fraude, soluções que geram confiança ao mercado de e-commerce. Ao mesmo tempo, os lojistas virtuais parceiros da BFS contam com extrema facilidade em agregar ferramentas, integrando mídia e marketing, ao mesmo tempo em que ficam protegidos contra eventuais fraudes. Já do lado dos compradores, além da segurança nas transações, há as diversas opções de pagamento disponíveis. Esse ambiente comum, que facilita as operações, é muito importante para o e-commerce nacional.

Hoje, com nossas quatro marcas, Pagamento Digital, DinheiroMail, FControl e PagosOnline, estamos presentes na Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, além do Brasil. Cada vez mais, estamos expandindo nossa presença dentro do ciclo de compra do varejo eletrônico.

Além de viabilizar os meios de pagamento, a BFS atua com as soluções da FControl. Fraude ainda é um grande fantasma do e-commerce? Por quê?

Sim, ainda é. Um dos grandes culpados pela morte das empresas de e-commerce é o chargeback. Em uma situação em que esteja desprotegido de soluções de segurança eficazes, toda a responsabilidade é do lojista. Essa perda financeira se torna insuportável para ele. A fraude é algo intrínseco no meio de pagamento não presencial. O FControl, que está totalmente integrado ao Pagamento Digital,  detém a certificação internacional PCI DSS versão 2.0; ele atua no controle de risco e soluções antifraude para esse segmento, com ferramentas exclusivas, como o sistema de redes neurais, um dispositivo único no país que através de uma inteligência artificial atualiza-se a cada nova compra analisada.

Além de ter uma loja online e uma solução de pagamento e, eventualmente, um sistema antifraude, o que mais é preciso para colher os lucros de um empreendimento online?

É importante ter uma solução ainda mais completa. O empreendedor também deve possuir uma solução de mídia, visando trazer audiência qualificada ao site, além de ter planejamento logístico adequado, sistema de gestão financeira e CRM. Tudo isso para alavancar as vendas.  Fora isso, por muitas vezes é realmente difícil conseguir juntar bons fornecedores em todas as áreas. Temos, no BuscaPé, soluções e serviços financeiros para empreendedores online, além de ferramentas de marketing de afiliados, publicidade online, segmentação de audiência online, mídia grátis e análise do perfil dos usuários das loja virtual, entre outras. Por isso, nos encaixamos no conceito de “one-stop-shop”.

Devido às dimensões continentais do Brasil, sempre se fala dos problemas logísticos enfrentados pelo e-commerce, mas pouco se fala de como os meios de pagamento também podem causar um grande entrave nas vendas. No entanto, hoje em dia já existem muitas possibilidades em termos de meios de pagamento, inclusive com cobranças via email. Como isso acontece?

Sim, atualmente o lojista virtual não precisa ficar preso aos cartões de crédito como única forma de pagamento oferecida. É possível ter outros tipos de cobrança, e o Pagamento Digital e a DinheiroMail, plataformas de pagamento online da BuscaPé Financial Services, oferecem a solução de pagamento por e-mail. Assim, lojistas virtuais e vendedores domésticos contam com um grande auxílio para nunca perder qualquer venda. É uma forma fácil, segura e desburocratizada de enviar solicitações de pagamento por e-mail a seus clientes. Não apenas os lojistas virtuais, mas também pessoas físicas, principalmente os usuários de redes sociais, podem gerar uma solicitação de pagamento por e-mail ao comprador. O vendedor só deixa de faturar se ele quiser.

O acesso à internet via móbile, com tablets e smartphones, tem mostrado um grande crescimento. Como a BFS auxilia o lojista online a estar atento a esse movimento?

Realmente, é preciso estar atento ao mobile payment, linha de atuação da BSF. Os varejistas virtuais já devem ao menos começar a incorporar essas plataformas aos seus modelos de negócios. Além do DinheiroMail Mobile, a BSF está atenta a possíveis aquisições no setor, caso existam oportunidades.

Ainda é alto o índice de mortalidade de empresas de comércio eletrônico? Por que isso ainda acontece? Como sobreviver?

É muito grande o número de pontocom que não têm o conhecimento necessário sobre fraudes online, perdendo de 20% a 30% do seu faturamento com o problema. Isso acontece pois o core business delas não é a prevenção de fraudes – e nem deve ser. Por isso, é tão importante ter uma ferramenta agregada de controle de risco e soluções antifraude, como a FControl. Além do chargeback, outras razões para a alta mortalidade de empresas de comércio eletrônico são a má gestão e a falta de planejamento.

Qual o segredo do sucesso no e-commerce brasileiro?

O segredo é uma combinação de fatores, como a maturidade das empresas do setor e o nível de segurança, que aumenta cada vez mais. Sem segurança nas transações, não há e-commerce. Há também uma questão cultural para o sucesso do e-commerce. O brasileiro, mais do que outros povos, gosta muito de comprar pela web!

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