No universo do e-commerce parte do nosso dia é dedicado à análise da concorrência e reflexão acerca do que outros negócios vêm realizando para incrementar as suas vendas at low cost.
Se um dia alguém interessado em vendas online me perguntasse, no meio do turbilhão de coisas que temos que fazer para que um negócio virtual comece a ganhar momentum, o que eu não posso esquecer de fazer de maneira alguma? Eu diria: acessos orgânicos de qualidade via blog.
Em outro artigo aqui no E-Commerce Brasil falei sobre a questão de cliques pagos e como eles podem ser terríveis em termos de vendas mesmo com a orientação adequada.
Além disso, sugiro que você também leia outro artigo muito acessado em que falei sobre a relevância de registrar o seu e-commerce (ou marca) no INP. Veja mais sobre o assunto aqui.
Ocorre que, durante o nosso expediente, também gastamos alguns minutos (muitas vezes horas) nos inteirando do que está acontecendo fora do setor de e-commerce.
Quantos de vocês já passaram pela seguinte experiência: através do touch-screen do seu celular, você tenta clicar em um botão de um site e acaba esbarrando em outra coisa – abre um anúncio por erro. Isso já aconteceu com você? Quantas vezes?
Ainda que o Google faça análises constantes para avaliar a validade de cliques por mobile, não me surpreenderia se um dia ficasse sabendo que uma parcela considerável de cliques pagos para mobile são provenientes do pouco espaço e desconforto que o entupimento de informações em uma pequena tela nos proporciona.
São novidades como essa que contracenam todos os dias com o “bom e velho” marketing de telefone, aquele que a pessoa te liga falando o seu nome completo e você logo pressente que se trata de uma tentativa de venda de produtos, como um novo cartão de crédito. Isso sem falar nas editoras que insistem em vender assinaturas de revistas nada especializadas.
A TV Globo passou a divulgar lances intercalados em sua programação acerca do que está “bombando na internet” – quadro apelidado de G1 em 1 minuto. Você sabia que essa mesma empresa foi a primeira a conseguir domínio de internet personalizado?
Todos os dias aqui no HQ de nossa empresa executamos atividades comuns que a grande maioria das lojas online de pequeno porte realizam, operacionalmente falando: averiguação de estoque, checagem de pedidos e outros aspectos intrínsecos à qualquer loja virtual.
Mas também fazemos questão de nos lembrar quão importante é ficarmos ligados em outros tópicos que não estão intimamente ligados ao e-commerce, assuntos esses que de alguma forma podem nos auxiliar a desenvolver e inovar em nosso negócio.
E você? Também pensa assim?