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Dominando a arte do overdelivering

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

A ideia de manter as expectativas do cliente gerenciáveis, ao mesmo tempo em que entrega resultados que vão além do esperado, pode parecer simples à primeira vista. No entanto, a capacidade de entregar esses resultados, e fazer com que o cliente perceba o compromisso extra, muitas vezes pode ser uma das maiores dificuldades que você irá enfrentar.

Overdelivering é um conceito usado no e-commerce que, basicamente, significa “entregar algo a mais” para o cliente, para surpreendê-lo. As empresas que aplicam essa estratégia estão sempre surpreendendo seus clientes e entregando mais do que eles esperam. Para isso, é preciso que todos os processos do negócio estejam conectados.

Overdelivering é um conceito usado no e-commerce que, basicamente, significa “entregar algo a mais” para o cliente, para surpreendê-lo.

A inteligência do cliente parece assustadora. Talvez você tenha medo de que seja algo supercomplicado que você precise aprender a fazer além de seus deveres de administrar uma loja online.

Basicamente, a inteligência do cliente (CI) mostra quem são seus clientes, e como você pode oferecer uma experiência de cliente absolutamente incrível que se adapta às suas preferências em todos os aspectos da jornada, ou seja, o overdelivering.

A satisfação do cliente está nos detalhes

Dependendo da ferramenta que você usa, a CI pode fornecer retratos incrivelmente claros de seus clientes. Reunindo todos os detalhes que coleta, você pode personalizar seu atendimento ao cliente em níveis inéditos.

Reciprocidade

A reciprocidade é a arte de entregar em excesso, sempre. É a ideia de que estamos mais propensos a dar se já recebemos.

Como fidelizar os clientes

Se a retenção de clientes parece uma luta constante, você não está sozinho. Atrair novos negócios e reter clientes atuais são duas batalhas diferentes e, embora ambas tenham seus desafios e recompensas, pode ser difícil saber por onde começar em termos de fidelizar seus clientes.

Leve seu atendimento ao cliente a novos patamares

Não importa o que você está vendendo, o atendimento ao cliente é essencial para a experiência de compra. Quando você pode diferenciar sua empresa oferecendo um serviço excepcional, você aumenta suas chances de reter os clientes.

Acompanhe tudo e corrija os funis que estão vazando clientes

Se você deseja gerar mais leads e vendas por meio do marketing de produtos, primeiro você precisa saber quais são seus KPIs, quais métricas específicas você deseja melhorar e por onde começar. Cada visitante que chega ao seu site passa por três funis: um funil de aquisição, uma ativação e um funil de retenção ou fidelidade.

O e-commerce não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona

O ponto é que o negócio é uma batalha todos os dias. É uma maratona. Isso não significa que você anda. Maratonistas ainda estão correndo. Você deve possuir resistência. Poucas empresas explodem da noite para o dia. É tão raro que você não deve esperar ou ficar chateado se não acontecer. As empresas crescem lentamente. Leva tempo e muito esforço.

Acredito que, se todas as coisas forem iguais, os clientes sempre comprarão da pessoa que mais gostam. Faça do seu e-commerce essa pessoa.

Leia também: O que é overdelivering e por que essa tática faz toda a diferença na criação da imagem e reputação do seu negócio?