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Dicas infalíveis de link building para sites comerciais

Por: Diego Ivo

Diego Ivo é fundador e CEO da Conversion, agência especialista em SEO (Search Engine Optimization), estrategista de marketing digital, especialista em crescimento orgânico, palestrante de diversos eventos no Brasil e no exterior. Foi um dos brasileiros a palestrar no eWMS, evento de Philip Kotler.

Em alguns artigos já falei sobre a dificuldade de conseguir fazer link building de uma maneira ética e, ao mesmo tempo, gerando bons resultados.

Concordo plenamente que é muito mais fácil que sites não-comerciais consigam links e, ainda mais, links de qualidade. Assim como é relativamente fácil que grandes marcas, como a Apple, sejam linkada na mesma medida que são amadas e odiadas por muitas pessoas. Mas sejamos realistas, reconheçamos que a maior parte de nós não está otimizando grandes marcas, mas “apenas” empresas que pensam grande e por isso investem em SEO.

No artigo de hoje quero compartilhar algumas formas simples de conseguir links que podem ser utilizadas para aumentar os backlinks de sites comerciais, ou seja, empresas que contratam o serviço de SEO. No gráfico abaixo, você pode observar como, ao fazer um SEO White Hat, você pode aumentar consideravelmente o número de links naturais para um site comercial (mostro o milagre mas não posso mostrar o santo!).

1. Abra um blog corporativo ou publique artigos

Um blog corporativo tira aquele ar chato das empresas. As pessoas normais não se sentem à vontade de linkar algo que pareça corporativo, engomadinho e de terno e gravata. Por outro lado, gostam de linkar tudo aquilo o que é informal sem deixar de ser sério. Porque as pessoas linkam outras pessoas, não outros sites. Ainda que as pessoas estejam manifestas em forma de informação e conteúdo.

Veja alguns tipos de artigos que atraem muitos links para sites comerciais:

  • Informações com embasamento científico e sobre um dado científico;
  • Estatísticas de toda a ordem e que ajudem em análises;
  • Ensinar a fazer gratuitamente algo que é cobrado;
  • Crie ou traduza um infográfico;
  • Explique algo de forma criativa e bem ilustrada um conceito;
  • Conte histórias interessantes relacionadas à sua empresa;
  • Demonstre usos criativos de seu produto.

Todas as técnicas acima podem ser feitas por uma empresa. Mesmo o que ela ensina gratuitamente, pode trazer benefício comercial, visto que se poderia aprender de outro modo. Ou caso seja ruim para seu modelo de negócio, ela pode ensinar assuntos relacionados e não propriamente algo que afete as suas vendas.

2. Reúna todas as informações sobre um assunto

Insisto bastante que fazer guias completos sobre um assunto, que sejam ao mesmo tempo fáceis de entender e razoavelmente profundos, são uma boa maneira de conseguir links de qualidade.

As maneiras de colocar isso em prática  são simples, embora dêem bastante trabalho. Veja como:

  • Crie guias sobre um assunto;
  • Delimite um assunto e fale tudo o que se puder falar sobre ele;
  • Faça em uma página um “diretório” de outros sites que falam sobre um assunto (as pessoas gostam de linkar referências);
  • Crie um e-book e deixe-o livre para download;
  • Produza tutoriais;
  • Produza vídeos.

Conclusão

Em SEO, de nada adianta aprendermos muita coisa teórica, se não trouxermos esse conhecimento para a prática. Essa distância entre o teórico e o prático mantêm o mercado brasileiro de SEO anos luz atrasado em relação a outros países. A solução de superar isso é pensar em técnicas simples e aplicáveis de link building, com as quais o profissional de link building se sinta à vontade e desenvolva habilidades nelas.