Uma descrição de produto fornece detalhes sobre recursos, indicações, utilizações e benefícios para ajudar a gerar uma venda. A qualidade do texto pode estimular ou interromper a conversão, especialmente se não incluir informações que o visitante precisa para decidir pela compra.
De forma geral, uma boa descrição de produto no e-commerce precisa atender os quesitos abaixo:
- Atrair a atenção dos clientes;
- Explicar a experiência física e emocional de comprar o produto;
- Ser clara e concisa;
- Responder preocupações e perguntas comuns sobre o produto;
- Incluir texto, imagem e vídeo
Quer saber como descrever um produto para venda e gerar mais conversões? Veja 15 dicas que realmente vão funcionar no seu e-commerce!
1 – Responda a algumas perguntas antes de começar
Não sabe o que escrever para divulgar um produto? Um texto básico jornalístico, por exemplo, responde a seis perguntas: quem, o quê, onde, quando, como e por quê. Você pode aplicar essa lógica para fazer descrições incríveis.
- Para quem é o produto? Para a sua persona.
- O que é este produto? Inclua dimensões, materiais e funções.
- Onde é possível utilizá-lo? Em casa, no consultório, na cozinha, no lazer.
- Quando é utilizado? Inverno, verão, nas férias, no trabalho, em uma festa, todos os dias.
- Como o produto funciona? É aplicável a eletrônicos, peças para carros, eletrodomésticos, materiais odontológicos.
- Por que é um produto útil para o cliente? Descreva benefícios e recursos.
2 – Escreva para a persona
Você deve entender quem é a sua persona para tornar o texto interessante e convincente. Seu e-commerce vende produtos odontológicos e hospitalares? O tom de voz precisa ser técnico e sério, e a descrição deve ser completa.
É um pet shop online? Descreva os ingredientes da ração úmida, sua textura e suculência. Lembre-se: tutores estão em busca do bem-estar e da felicidade dos pets. Pensando nisso, experimente acrescentar a frase “Seu gato vai amar!” na descrição do produto.
3 – Mostre recursos e benefícios
A descrição de um produto deve mostrar seus recursos (especificações e detalhes) e benefícios (sua utilidade para o cliente).
Geralmente, os consumidores já estão cientes dos recursos, por isso estão à procura dele. Agora, se você quer que o seu e-commerce continue atraindo visitantes, é interessante escrever sobre as vantagens que o item oferece.
4 – Informe a matéria-prima
Comunique qual é o material utilizado na fabricação do produto. Se for um tênis, descreva os materiais de cada parte (cabedal, palmilha, biqueira, cadarço, drop, entressola, contraforte e solado).
Se for um vestido, informe a composição do forro e os materiais dos detalhes. Diga também se a matéria-prima é orgânica, sustentável ou vegana.
5 – Descreva as medidas
Informe detalhadamente as medidas de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos para que o comprador tenha segurança ao comprar.
E-commerces de moda devem investir em uma solução para que os consumidores encontrem o próprio tamanho.
O recurso deve levar em consideração as medidas do corpo para encontrar o tamanho certo, fazendo com que o cliente acerte e diminua as chances de troca — o que encarece a logística.
6 – Trabalhe as palavras-chave do jeito certo
Ao contrário do que muitos pensam, a repetição da palavra-chave no texto não é considerada uma boa prática de SEO. Além disso, pode empobrecer a descrição, afastando os potenciais clientes do site.
A dica é utilizar as palavras-chave e termos complementares de maneira inteligente e natural — não escreva para o Google, e sim para as pessoas. Dessa forma, seu conteúdo autoral terá boas chances de ranquear.
Para fazer esse planejamento, utilize o próprio Search Console (para saber quais palavras trazem mais tráfego para o site), o Keyword Planner, o Ubersuggest e o SEMrush.
7 – Prefira as palavras-chave long tail
Palavras de cauda longa são mais específicas, menos concorridas e, por isso, indicadas para e-commerces de nicho. Pequenos e médios negócios especializados em artigos esportivos ou eletrônicos, por exemplo, devem investir em termos específicos e que não competem com grandes players, caso contrário a estratégia de SEO corre o risco de não funcionar.
Quer um exemplo? Vamos analisar a palavra “tênis”. Tem alto volume de buscas e extremamente concorrida, mas que não necessariamente converte o bastante. Já a frase “tênis Nike Vaporfly Next% masculino verde”, que é um termo long tail, embora tenha menor volume de buscas, demonstra maior interesse de compra, indicando que a pessoa está no fundo do funil, prestes a converter.
8 – Escolha o melhor formato
Uma boa ideia é mesclar parágrafos e bullet points. Faça com que os marcadores concentrem informações técnicas do produto, como dimensão, material e cor, e frases curtas, como benefícios ou funções, que sejam fáceis e rápidas de ler.
É nos parágrafos que você deve contar uma história para convencer o cliente a comprar. Explique como será útil para o dia a dia, como foi desenvolvido e o que o ele pode esperar dessa nova experiência. Imagine que você acabou de descobrir um produto incrível e quer contar a novidade a um amigo, como o descreveria?
Nesses parágrafos, você pode ser criativo e manter o tom de voz da sua comunicação.
9 – Escreva um título atrativo
O título deve ser atrativo e despertar a curiosidade do visitante, gerando um clique. Evite chamadas genéricas, mas também não forneça muitos detalhes — deixe as especificações para a descrição do produto.
- “Sandália infantil”: muito genérico → evite
- “Sandália infantil lilás com borboleta e fivela de couro”: muito detalhado → evite
- “Sandália infantil (marca) lilás”: na medida → prefira
10 – Use recursos visuais
A descrição de um produto não envolve apenas texto, mas também fotos, gráficos, vídeos e infográficos. Os recursos visuais adicionam informação, exemplificam uma forma de utilização e reforçam o que o texto já explicou.
Os infográficos, por exemplo, podem explicar como funciona o produto, e o vídeo pode trazer informações extras e dicas de recursos.
11 – Aplique SEO nas imagens de produtos
Os consumidores podem encontrar o seu produto fazendo uma busca por imagens, por isso você deve otimizá-las para SEO. Isso significa prestar atenção ao nome, ao tamanho do arquivo e ao campo texto alternativo (Alt Text) da plataforma de e-commerce.
Ao subir fotos de produtos no e-commerce, o nome do arquivo vai aparecer na URL da imagem e será assim que o Google vai procurá-la. Nomeie o arquivo pensando nas palavras-chave, como: “sandalia-infantil-lilas.jpg”. Não envie uma foto assim: “imagem001.jpg”.
Mantenha o tamanho da imagem o menor possível, mas que não prejudique a qualidade e nem a visualização. Veja algumas dicas de otimização:
- Envie a imagem no tamanho que você vai usá-la, nem menor (perda de qualidade) e nem maior (demora no carregamento). Use um editor para recortar e redimensionar.
- Use ferramentas online para compactar a imagem, sem prejudicar a qualidade. O TinyJPG é uma delas.
- Prefira o formato .jpg ou .jpeg, pois são mais leves. O .png é indicado quando você precisa da transparência da imagem e para vetores e ilustrações.
12 – Crie uma meta-descrição
A meta-descrição não é importante apenas para a home do site — ela deve estar em todas as páginas de produto.
Explique o item e escreva seus benefícios. Lembre-se que a meta-descrição deve ser curta, simples e direta. Use sempre a palavra-chave! Uma dica para visualizar como ficarão o título e o texto é utilizar o Serp Simulator, que mostra uma prévia da meta-descrição no Google.
Tenha cuidado para não ultrapassar os limites de pixels e seu texto ficar incompleto. Se você não fornecer uma meta-descrição, o buscador vai selecionar um texto aleatório da página para criá-la automaticamente — e nem sempre pode ser o trecho mais interessante para o cliente.
13 – Estimule a experiência sensorial
Estimule sensações no público para que, mesmo lendo a descrição por uma tela, ele saiba como seria tocar, provar ou sentir o produto. Um texto que utiliza adjetivos sensoriais faz com que os usuários experimentem-no enquanto leem.
Na descrição de um tênis, por exemplo, você pode usar a expressão “que abraça o seu pé e com alta capacidade de resposta” para passar a sensação de segurança e conforto. Para especificar o tecido do cabedal, é possível escrever “respirável e semelhante a uma meia”, que transmite leveza e ajuste.
Os adjetivos também funcionam para alimentos e bebidas, especialmente em vinhos. “Suculento e convidativo” são palavras que cabem na descrição de um rótulo, assim como “refrescante e delicado”.
14 – Use provas sociais
Os consumidores se sentem mais seguros ao saber que o produto foi avaliado por outros compradores. Ter opiniões dos clientes na página funciona como uma influência para o visitante.
Essa avaliação pode ser por estrelas ou depoimento. Para estimular os clientes a deixarem suas opiniões, faça um fluxo de e-mail para ser enviado assim que o comprador receber o produto.
15 – Crie hotsites para os produtos
O hotsite garante uma experiência imersiva do cliente em um produto ou linha recém-lançada. O usuário que chega ao hotsite está mais consolidado para a conversão, pois demonstrou interesse em conhecer a fundo a novidade.
Essa página temporária pode abrigar mais imagens, infográficos, texto, vídeos e a história de desenvolvimento do produto.
Textos e imagens das descrições de produtos precisam ser interessantes e convincentes para que o cliente adicione o item no carrinho e efetue a compra.