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O crescimento das classes C e D no mercado de vendas online

O mercado eletrônico encontra-se em constante crescimento dentro das classes mais baixas. O aumento do acesso a Internet pelas classes C e D e uma considerável melhora na segurança da Internet, cria um cenário de oportunidades.

Segundo o e-bit, responsável pela pesquisa e análise da evolução do comércio eletrônico e das mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores, o e-commerce brasileiro cresceu 23% em 2012, atingindo faturamento de R$ 22,5 bilhões e tíquete médio de R$ 350,00. O produto mais vendido faz parte da necessidade de todas as classes, Eletrodoméstico. Para 2013, esse número deve chegar a 28 bilhões, o que representa um crescimento ainda maior, de 25%.

Outro fator que contribui para um bom momento do e-commerce é o aumento da confiança e satisfação dos consumidores da classe C. Com os serviços oferecidos pelas lojas virtuais, o nível de satisfação ficou acima dos 85%. Portanto, o mercado de vendas online para classes mais baixas apresenta constante evolução, conta com fortes investimentos em tecnologia e por isso oferece possibilidades de retorno financeiro, ganho de velocidade em processos, rápida troca de informações e tantas outras aplicações, tanto para pessoas quanto para empresas. Tal mercado necessita de estudos aprofundados para entender um novo consumidor que não possui uma enorme renda, porém efetua suas compras pela internet.

A credibilidade do E-commerce

Para que o comércio online dirigido às classes C e D tenha sucesso, é necessário que o cliente sinta que as suas informações estejam em completa segurança. Para isso os varejistas que possuem  e-commerce devem utilizar as tecnologias de segurança, que vão desde segurança física dos computadores até a segurança dos dados dos consumidores que trafegam pelas redes. Além de criar estratégias e disposição de produtos direcionados a seu Target, contatos pertencentes as classes C e D.

Os métodos utilizados para pagamentos de compras pela internet são os mesmos utilizados no comércio tradicional, como boletos bancários, transferências e cartões de crédito. Porém, os consumidores das classes citadas, acreditam que a utilização do cartão de crédito como forma de pagamento das suas compras online seja uma maneira insegura, pois o consumidor passa informações confidencias de sua conta e cartão para a rede.  Sendo assim, a forma de pagamento mais utilizada ainda é o boleto bancário.

Pesquisas indicam que compradores online que pertencem às classes C e D, costumam ser fieis, efetuando suas compras nas lojas de e-commerce que lhe passam maior confiança.