A concorrência dentro do mundo do e-commerce é grande e cruel. Enquanto em uma loja física o cliente precisa se deslocar para sair de uma loja para a outra, atravessando um shopping ou até dirigindo para outra parte da cidade, no e-commerce ele sai de sua loja virtual e entra no concorrente com poucos cliques.
Por esse motivo, é muito importante utilizar gatilhos mentais para reter atenção e converter em vendas.
Sem muita teoria, vou demonstrar o que realmente funciona na prática!
Os melhores gatilhos mentais para e-commerce
Parcelamento sem juros
Antes de ser um lojista, você é um consumidor e também faz compras.
Por mais que você entenda o lado de quem está vendendo, não é incrível entrar para comprar um produto e ele estar com parcelamento sem juros?
Ao identificar o parcelamento sem juros — especialmente para compras de alto valor —, o cliente sabe que não pagará nada a mais pelo fato de escolher parcelar.
Ter juros em suas parcelas pode impedir boa parte das compras. Acredite: existe um concorrente vendendo o mesmo produto sem juros nas parcelas.
Assim, com parcelamento sem juros, as chances de conversão são maiores. Inclusive, pode incentivar o cliente a levar mais produtos.
Frete grátis
Se eu conseguir unir um bom preço com o parcelamento sem juros e o frete grátis, não tem para ninguém.
O frete grátis é um dos gatilhos mais eficientes do e-commerce. Como citei, o cliente não fica confortável ao sentir que está pagando mais do que o necessário.
Hoje, o cliente já consegue entender que alguém paga por esse frete. Entretanto, o frete ainda é pago com um gosto amargo.
Sendo assim, você pode oferecer frete grátis a partir de um valor X. O famoso: “Faltam R$ 49,90 para você ganhar frete grátis. Volte às compras!”
Se o frete do produto estiver por R$ 30 e ele precisa gastar mais R$ 49,90 para ganhar frete grátis, quais as chances de ele colocar mais um produto no carrinho? Muitas!
Mesmo que não consiga oferecer o frete grátis, tente negociar com transportadoras para diminuir ao máximo o preço deste frete. Inclusive, algumas plataformas de e-commerce fazem isso por você.
O mais importante é não perder para a concorrência por uma diferença de frete de R$ 4,99. Sim, isso acontece.
Para o cliente, economia é economia, independentemente do valor.
Brinde exclusivo
Como deu para perceber, o cliente está atrás de vantagens! Sendo assim, um brinde exclusivo pode chamar muito a sua atenção, já que a outra loja não o oferece.
Aproveite para aumentar as chances de fidelização e, de quebra, girar o estoque de produtos encalhados.
De/Por
Seu produto entrou em promoção? Utilize o “De:” “Por:” agora mesmo!
Deixar visivelmente claro para o cliente o tamanho da economia é um grande diferencial. Além de exibir o preço antigo e o preço atual, você também pode usar tags com as porcentagens de desconto.
Sobretudo, é importante utilizar essa estratégia para promoções reais. Nada de subir o preço drasticamente e depois baixá-lo — o que acontece especialmente na Black Friday . Já existem muitos sites e ferramentas que identificam essa prática.
Sua reputação pode ser manchada e sua loja pode ser penalizada pelos buscadores.
Cronômetro
Famoso na Black Friday, o cronômetro também pode ser utilizado para estratégias o ano inteiro.
Quando um determinado produto ficar com o preço menor por um curto espaço de tempo, o cronômetro aciona o senso de urgência no cliente. Ou seja: se eu não levar agora, pode ser que eu não consiga por esse preço novamente.
Entretanto, é importante que o senso de urgência seja mesmo real. Depois que o cronômetro zerar, o preço original precisa voltar.
Seguindo nesta mesma linha, utilizar o gatilho “Restam x unidades” também traz o senso de urgência ao cliente.
Boas vendas!