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Comunicação Interna - a importância na gestão interna pro e-commerce

Por: Bruno Zago

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia e Pós-Graduado em Gestão de TI pela Faculdade Pitágoras, atua há mais de 12 anos na Cedro Technologies, especializado em tecnologias para o Mercado Financeiro e Investimentos. Atualmente é CEO na Cedro e também um dos sócios da empresa.

Quando falo de Recursos Humanos, um dos grandes desafios é otimizar a comunicação interna da empresa. E lembro que no setor de e-commerce esse desafio também existe.

Manter os colaboradores integrados e engajados nos processos internos é essencial para o funcionamento de qualquer negócio.

Imagem de uma mulher olhando para diversas outras pessoas

No e-commerce, é essencial que vendas, estoque, compras e logística estejam sempre alinhados.

No e-commerce, essa integração deve ser maior ainda. Afinal, marketing e vendas devem estar alinhados, e o mesmo vale para vendas e área de estoque, estoque e área de entregas. Todas essas áreas devem estar em contato para que os processos fluam sem nenhum atrito.

Aliás, uma plataforma de comunicação com inteligência artificial pode ajudar muito nesse desafio. Nesse artigo, vou te contar melhor como.

Informações para todos os colaboradores

Com uma plataforma de comunicação interna, sua empresa consegue disseminar todo o tipo de informação de forma mais eficiente.

Isso porque ela pode ser integrada com outros canais de comunicação, como o Microsoft Teams, WhatsApp, Workplace, Slack e outras.

Assim, sua empresa consegue disparar comunicação e acessar todas as áreas da empresa. Por exemplo, se forem realizar uma promoção exclusiva que vai fazer com que aumente a demanda, é importante que todas as áreas estejam alinhadas para oferecer a melhor experiência ao cliente.

O RH também pode disparar comunicações e pesquisas de satisfação, para entender como está sendo a percepção dos colaboradores sobre a empresa. E, a partir disso, criar campanhas de endomarketing que vão melhorar o engajamento do time.

Colaboradores motivados geram mais vendas

Muitos estudiosos de negócios falam que os primeiros e principais clientes de uma empresa são os seus colaboradores. Quando eles estão motivados e felizes em seu ambiente de trabalho, essa motivação vai ser repassada ao cliente final.

Assim, usar de plataformas de atendimento que promovam um canal de comunicação interna contribuirá para essa motivação.

Dessa forma, seus colaboradores têm acesso ágil a informações, conseguem tirar dúvidas a qualquer momento e podem até mesmo solicitar pequenos serviços (como holerite, agendamento de férias e consultar banco de horas).

Integração entre áreas

Um dos pontos essenciais quando falo de e-commerce é a integração entre as áreas. Portanto, é essencial que vendas, estoque, compras e logística estejam alinhados para o processo ser o mais perfeito possível.

Com uma ferramenta de comunicação interna, os colaboradores podem transferir informações e dados com mais segurança e facilidade.

Por exemplo, a área de compras pode incluir um botão para a área de vendas avisar sobre uma ação específica em certo produto que está em baixa no estoque.

Da mesma forma, o estoque pode criar um canal que facilite a comunicação quando for recebido um produto vindo de devolução ou troca — ou seja, o crédito ou novo produto serão enviados ao cliente de maneira mais ágil.

No e-commerce, e em qualquer segmento, essa gestão e comunicação interna deve ser um ponto de atenção dos líderes. Afinal, colaboradores que estão no dia-a-dia da operação podem ter muitos insights sobre quais são os gaps do negócio na comunicação interna. Faça uma pesquisa, entenda suas falhas e invista em tecnologias que vão apoiar o negócio.