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Comportamentos para serem evitados nas redes sociais

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Com as relações cada vez mais modificadas pela tecnologia, posicionar uma empresa, marca ou produto nas redes sociais pode tornar-se um desafio. Ainda tem quem ache que marketing digital e gestão de mídias sociais são dispensáveis ou que dá pra fazer de qualquer jeito.

Engana-se. Na Internet as coisas que falamos e o modo como agimos, por menos significantes que sejam, podem tomar proporções inimagináveis e as redes sociais, nesse sistema, atuam como grandes amplificadores.

Sendo assim, é muito importante saber como agir, o que não dizer, o que dizer e como fazê-lo. Abaixo, listamos quatro comportamentos que podem ser extremamente nocivos e que você deve evitar nas redes sociais do seu negócio. Confira!

Overposting: evite. O consumidor não gosta de rolar seu feed de notícias e só encontrar os posts de determinada pessoa ou página. Ele quer ver um pouco de tudo e se a fanpage da sua loja postar de uma em uma hora, ele não vai conseguir.

Além disso, quantidade, nesse caso, não garante engajamento e muito menos conversão. É muito mais provável que você ganhe mais descurtidas do que interações positivas.

Por isso, planeje. Se você não se sente seguro em fazer isso sozinho, busque profissionais que entendam a dinâmica da plataforma. Estabeleça um cronograma e volume de postagens de acordo com seus objetivos, tipo de público, segmento, produtos, etc.

Propaganda não é tudo: evite postar apenas ofertas, promoções e preços. Esse tipo de post pode atrair seu consumidor? Sim e, se for o caso, é importante usá-lo. Mas não restrinja-se à isso.

Dialogue com seu público, interaja, produza conteúdo que gere fãs, posts relevantes, que sejam compartilháveis. Traga informações importantes, curiosidades sobre seus produtos, divida um pouco da rotina interna da empresa com seus seguidores.

Afinal, as redes sociais não servem apenas para converter fãs em clientes. Claro, isso também. Mas a intenção é muito maior ou, pelo menos, deveria ser. Estar nas redes sociais é fazer-se presente, criar para o consumidor uma imagem consistente da sua marca ou empresa e, de fato, encantá-lo.

Discutir com o cliente: se tem uma coisa que deveria ser banida das redes sociais é esse tipo de atitude. Muitos consumidores entram em contato com as empresas via Facebook com a intenção de resolver seus problemas.

É comum encontrarmos reclamações de entregas atrasadas, produto danificado, etc. É um meio que o consumidor encontra de ser ouvido, já que nem sempre àqueles disponibilizados pela empresa funcionam de fato.

Nessas horas, o mais o correto é desculpar-se pelo equívoco e colocar-se à disposição para resolver o problema de modo privado, sem expor nem o consumidor nem a empresa.

Posicionar-se acerca de assuntos polêmicos: tenha consciência de que a página da sua empresa nas redes sociais não pode emitir suas opiniões privadas (ou pelo menos não deveria).

Certamente você já ouviu falar de algum estabelecimento que foi boicotado pelos consumidores porque o dono fez comentários ofensivos sobre determinado assunto nas redes sociais.

Pois é, emitir esse tipo de posicionamento pode comprometer completamente a imagem e reputação do seu negócio. Então, a não ser que você queira enfrentar uma crise, evite.